quinta-feira, 28 de julho de 2016

Biodiesel de penas de galinha

O mundo tem um gigantesco apetite pelos produtos avícolas. A cada ano são acumulados 9 bilhões de quilos de resíduos de aves, a maior parte utilizada como alimento para animais e fertilizantes agrícolas. Centros de pesquisas dos Estados Unidos, com o apoio de empresas americanas, vêm desenvolvendo processos para a produção de biodiesel a partir de penas de galinha.
Farinha de restos de frango, incluindo penas, além dos altos percentuais de proteína e nitrogênio tem 12% de gordura, matéria-prima para a produção de biocombustível, informam os pesquisadores: uma tonelada de pena pode produzir 69 litros de biodiesel. Estatísticas mostram que a quantidade de farinha de pena gerada pela indústria avícola a cada ano poderia produzir 580 milhões de litros de biodiesel, por ano, nos EUA e 2,2 bilhões litros, por ano, em todo o mundo.
Segundo o IBGE, mais de um bilhão de frangos são abatidos a cada três meses em todo o país. O Estado do Paraná lidera a produção de frango, seguido pelo Estado de Santa Catarina e do Estado do Rio Grande do Sul. Os recordes da Região Sul do país na produção de frango também poderão gerar recordes de mobilidade no transporte público movido à pena de galinha, contribuindo para o fortalecimento da economia rural e ajudando a diminuir o inchaço das grandes cidades.
Instituições inovadoras ajudam a sociedade a despertar para soluções como o biodiesel de pena de galinha, um simples exemplo externo a ser somado a tantos outros projetos guardados como prata da casa nas prateleiras de respeitadas instituições como a Universidade Federal do Paraná, a espera de encontros entre academia e empresa, colocando o conhecimento a serviço das comunidades.
matéria de Eduardo Athayde, para o Instituto Akatu


2 comentários:

Anete disse...

Caramba, uma novidade inédita p mim, Tetê!
Gostei muito do post!!
Obrigada pelos parabéns/ participação na Ciranda ... Valeu muito!!
Vamos adiante, celebrando sempre a vida...
Bjs e bom fim de semana...

Zizi Santos disse...

Tetê, mais uma novidade que você nos apresenta!
Se é para o bem do planeta, desejo que esses estudos
e descobertas
tenham um sucesso total!

bjs tenha um bom fim de semana
Zizi