sábado, 17 de janeiro de 2015

Quem esculpiu?


Preikestolen, o Púlpito de Pedra, se ergue sobre o Fiorde de Lyse, em Forsand, Noruega. O topo desta falésia é um quadrado, quase plano que se estende por aproximadamente por 25 m². A falésia foi formada durante a Era Glacial, cerca de 10.000 anos atrás, quando as bordas de uma geleira atingiram a montanha. A água da geleira congelou nas fendas da montanha e com o passar do tempo, rompeu grandes blocos angulares que, por sua vez, foram carregados com a retração do gelo. Daí o seu formato peculiar. Ao longo do platô rachaduras ainda existem que indicam que, no futuro, ele também vai desabar. No entanto, todas as investigações geológicas têm revelado que isto não vai acontecer tão cedo. Milênios devem passar antes deste evento. O local é seguro para visitas e assim vai ficar por muito tempo. Foto: Tijs Vrolix - ((o))eco


6 comentários:

chica disse...

Que beleza!!!Lindo de ver! bjs praianos,chica

Zilani Célia disse...

OI TETÊ!

LUGAR LINDO MESMO E NOS DANDO IDEIA DE DIMENSÃO E PODER SUPERIOR.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Anete disse...

Puxa, que lindo! Não conhecia... Acho legal quando traz posts assim, conhecimento e cultura...

Beijos e abraços grandes...

ZULMIRA ROMARIZ disse...

Que linda paisagem Tetê, tantos paraísos ainda existem no nosso belo planeta, beijo amiga

Luma Rosa disse...

Oi, Tetê!
Conheci os fiordes noruegueses através do canal Off da Sky num programa que mostrava uma equipe de saltadores de wingsuit. Que coisa linda! Se tiver assinatura da sky, não deixe de assistir esse canal, as imagens são relaxantes e muito belas!
Me encantei tanto que até procurei uma agência de viagens para saber o preço para um tour pelo oeste da Noruega e ver de perto Hardanger, Sogn e Flåm pelo menos... Mas sem chance no momento! (rs*)
Boa semana!!
Beijus,

Clau disse...

Olá Tetê!
Então, já que o local é seguro para visitas,
quem sabe um dia eu não resolva visitá-lo né?!rs
O cenário parece ser deslumbrante.
Um espetáculo da natureza.
Bjs!