quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Primavera, cores, alimentos

A primavera chegou e esta é uma boa oportunidade para tornar sua alimentação mais colorida! Na variedade de cores dos alimentos, encontramos uma excelente contribuição para o funcionamento saudável do corpo. É importante ingerir cinco ou mais porções de frutas, legumes e hortaliças de variadas cores por dia. Dê preferência aos alimentos que estão na estação para aproveitar as cores mais intensas e as mais escuras. Cada alimento, de acordo com sua cor, contribui na recuperação e na manutenção da saúde; varie diariamente as cores dos alimentos e se beneficie dos nutrientes que eles oferecem.


VERDE: espinafre, couve-manteiga, chicória e brócolis são ricos em ferro - mineral que previne a anemia, e cálcio. O abacate contribui com gordura saudável semelhante à do azeite.

VERMELHO E ALARANJADO: tomate, abóbora, cenoura, morango, melancia, caqui e mexerica são fonte de betacaroteno - que age contra os radicais livres - e licopeno - que previne os males do coração e as doenças da próstata.

AMARELO: soja e linhaça, excelentes para a mulher repondo os níveis de estrogênio; abacaxi tem uma enzima antibacteriana e seu alto teor de manganês previne a osteoporose; banana, fonte de potássio e tem propriedade antibiótica. 

PÚRPURA: amora, cereja, groselha e ameixa possuem flavonoides e ação antibacteriana e antiviral. A batata-doce roxa é excelente fonte de betacaroteno.

BRANCO: cebola, alho, aipo e nabo, quanto mais branco melhor! Ricos em substâncias que desaceleram o envelhecimento do corpo e previnem muitas doenças.


Variar permite extrair de cada alimento o que ele tem de melhor para equilibrar e manter a saúde.


7 comentários:

Anete disse...

Oi Tetê... Post legal e cheio de boas dicas!
Hoje vi uma porção de fotos suas/fatos e gostei muito...
Beijos... Agora chove por aqui, ótimo, pois estava secura total...

chica disse...

Muito legal e bem útil teu post, elucidativo!

Eu adoro comer "cores", embora tenho sérios problemas com verduras, legumes, maçã e outras tantas coisas que me fazem mal. Mas como igual e depois aguento as consequências. Ando toda errada, mas sigo firme,rs!! bjs coloridos,chica

Anne Lieri disse...

E um prato colorido torna mais prazerosa a refeição! Ótima dica,Tetê! bjs,

Maria Luiza disse...

Gostei dos brancos!Estou envelhecendo rápido demais pro meu gosto! Um abração!

Bell disse...

oi Tetê

Obrigada por compartilhar conosco, as informações são muito importantes.

bjokas =)

Clau disse...

Oi Tetê :)
Acho que estou indo bem!!
Minhas refeições são sempre coloridas.
Muito útil e informativo seu post.
Bjs e bom dia!

Edite Lima disse...

Aaaai que fominha... Amei suas dicas. Sempre procuro fazer meu prato bem colorido. Bjs