quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Ecofaxina - parte 2 - banheiro

Quem já se aventurou pelos afazeres domésticos sabe que limpar o banheiro não é das tarefas mais agradáveis, afinal ninguém gosta de recolher fios de cabelo do ralo, ficar esfregando os azulejos, a pia e meter a mão no vaso sanitário. Verdade seja dita, esse é um dos cômodos da casa que mais merece nossa atenção na hora da limpeza, mas se engana quem acha que para se livrar dos germes é preciso um arsenal de produtos químicos. É possível substituir os artigos industrializados por itens que podem ser encontrados em qualquer despensa.
Dicas para quem quer manter o banheiro limpo sem agredir o meio ambiente:

Para deixar o vaso sanitário branquinho e sem manchas, basta adicionar meia xícara de vinagre a uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique essa mistura no vaso sanitário, deixe agir por 30 minutos e depois é só esfregar bem. O ideal é fazer esse tipo de limpeza uma vez por semana.
Para remover o mofo dos rejuntes de azulejos do banheiro, aplique uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dentes velha. Deixe-o agir durante duas horas e, depois, lave a superfície apenas com água. A acidez do vinagre quebra moléculas de gordura e também mata bactérias e mofo.
Fios de cabelo são uma das causas mais comuns do entupimento de ralos no banheiro. Para desobstruir a passagem da água, primeiro retire todos os detritos visíveis. Então, derrame ¾ de xícara de bicarbonato de sódio do ralo seguida de meia xícara de vinagre. Lembre-se de tampar o ralo imediatamente com um pano, pois a reação dessas duas substâncias produz uma efervescência. Deixe a solução agir por 30 minutos e então jogue água fervente.
As torneiras perderam o brilho?  Para polir as torneiras, use uma solução com partes iguais de bicarbonato de sódio e vinagre, enxaguando em seguida.
Por fim, para deixar um cheirinho bom no ar, borrife uma solução de cravos-da-índia no ambiente. É só misturar álcool a um punhado de cravos. Mas, antes de utilizar, é preciso deixar essa mistura descansar por alguns dias. Além de perfumar, o aroma afasta os insetos.
Luana Caires ((o))Eco


7 comentários:

Anete disse...

Interessante a ecofaxina! Gostei de aprender... Gosto da antiga água sanitária e do pinho sol!
Obrigada pela presença sempre por lá...
Bjs

ZULMIRA ROMARIZ disse...

Tetê, que bela lição de ecofaxina, vou fazer a dos azulejos e da sanita, bjs amiga, boa semana

Gracita disse...

Vinagre e bicarbonato é uma dupla imbatível. Adorei as dicas Tetê
Beijos

Clau disse...

Oi Tetê,
Sensacional sua postagem de ecofaxina.
A primeira parte, também foi ótima! \o/
O bicarbonato pelo jeito, serve pra quase tudo!rs
Achei bem interessante essa dica para o vaso sanitário!
Beijos!

chica disse...

Ótimos ensinamentos pra uma tarefa tri chata,rs..bjs praianos,chica

Roselia Bezerra disse...

Bom dia, querida Tetê!
Vou experimentar pois gosto muito do odor do cravos pelo ar e aprendi que é bom demais para traças...
Bjm muito fraternal

Zizi Santos disse...

Oi Tetê
quantas dicas legais! a do cravo é bem interessante
deve deixar um aroma gostoso no ar !
sabe qual minha dificuldade o vidro do box do banheiro
o troço chato de limpar
vc tem uma dica esperta pra mim?
bjs
viajo amh e so volto semana que vem