quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Ecofaxina - parte 2 - banheiro

Quem já se aventurou pelos afazeres domésticos sabe que limpar o banheiro não é das tarefas mais agradáveis, afinal ninguém gosta de recolher fios de cabelo do ralo, ficar esfregando os azulejos, a pia e meter a mão no vaso sanitário. Verdade seja dita, esse é um dos cômodos da casa que mais merece nossa atenção na hora da limpeza, mas se engana quem acha que para se livrar dos germes é preciso um arsenal de produtos químicos. É possível substituir os artigos industrializados por itens que podem ser encontrados em qualquer despensa.
Dicas para quem quer manter o banheiro limpo sem agredir o meio ambiente:

Para deixar o vaso sanitário branquinho e sem manchas, basta adicionar meia xícara de vinagre a uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique essa mistura no vaso sanitário, deixe agir por 30 minutos e depois é só esfregar bem. O ideal é fazer esse tipo de limpeza uma vez por semana.
Para remover o mofo dos rejuntes de azulejos do banheiro, aplique uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dentes velha. Deixe-o agir durante duas horas e, depois, lave a superfície apenas com água. A acidez do vinagre quebra moléculas de gordura e também mata bactérias e mofo.
Fios de cabelo são uma das causas mais comuns do entupimento de ralos no banheiro. Para desobstruir a passagem da água, primeiro retire todos os detritos visíveis. Então, derrame ¾ de xícara de bicarbonato de sódio do ralo seguida de meia xícara de vinagre. Lembre-se de tampar o ralo imediatamente com um pano, pois a reação dessas duas substâncias produz uma efervescência. Deixe a solução agir por 30 minutos e então jogue água fervente.
As torneiras perderam o brilho?  Para polir as torneiras, use uma solução com partes iguais de bicarbonato de sódio e vinagre, enxaguando em seguida.
Por fim, para deixar um cheirinho bom no ar, borrife uma solução de cravos-da-índia no ambiente. É só misturar álcool a um punhado de cravos. Mas, antes de utilizar, é preciso deixar essa mistura descansar por alguns dias. Além de perfumar, o aroma afasta os insetos.
Luana Caires ((o))Eco


7 comentários:

Anete disse...

Interessante a ecofaxina! Gostei de aprender... Gosto da antiga água sanitária e do pinho sol!
Obrigada pela presença sempre por lá...
Bjs

Zulmira Romariz disse...

Tetê, que bela lição de ecofaxina, vou fazer a dos azulejos e da sanita, bjs amiga, boa semana

Gracita disse...

Vinagre e bicarbonato é uma dupla imbatível. Adorei as dicas Tetê
Beijos

Clau disse...

Oi Tetê,
Sensacional sua postagem de ecofaxina.
A primeira parte, também foi ótima! \o/
O bicarbonato pelo jeito, serve pra quase tudo!rs
Achei bem interessante essa dica para o vaso sanitário!
Beijos!

✿ chica disse...

Ótimos ensinamentos pra uma tarefa tri chata,rs..bjs praianos,chica

Roselia Bezerra disse...

Bom dia, querida Tetê!
Vou experimentar pois gosto muito do odor do cravos pelo ar e aprendi que é bom demais para traças...
Bjm muito fraternal

Zizi Santos disse...

Oi Tetê
quantas dicas legais! a do cravo é bem interessante
deve deixar um aroma gostoso no ar !
sabe qual minha dificuldade o vidro do box do banheiro
o troço chato de limpar
vc tem uma dica esperta pra mim?
bjs
viajo amh e so volto semana que vem