sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Façamos a nossa parte!

O livro bíblico de Levítico traz poucas histórias ou personalidades e nenhuma poesia; é um livro de leis, repleto de regras e procedimentos em questões de cuidado com a terra. Em Israel, de sete em sete anos, Deus pedia a terra para si e o próprio povo era beneficiado com isso - “Mas o sétimo ano será um ano de descanso sagrado para a terra, um descanso dedicado a Deus, o Senhor” Lv 25, 3-4. Este sétimo ano, interrompia a crescente ganância predadora que boas colheitas podem despertar nas pessoas. Neste ano, não se enchiam os celeiros com cereais, nem as pipas de vinho ou os lagares de azeite; mas enchiam-se as vidas e os corações de confiança e louvor a Deus e de solidariedade com o próximo.


Observa-se no Brasil uma exploração indiscriminada da terra; criam-se desertos de areia onde o solo era fértil e produtivo. Deus não proíbe o uso da terra, Ele a deu aos homens para que dela tirem o seu sustento, com trabalho e suor. Mas Ele não deseja que se faça mau uso dela, explorando-a sem limites e, com isso, prejudicando e esgotando seus recursos naturais.
O uso consciente da terra requer o esforço de todos, governo e governados; então, façamos a nossa parte! Que através do nosso exemplo e do nosso cuidado com a natureza possamos também fazer brilhar a luz de Cristo.
Alaor G. dos Santos


3 comentários:

Anete disse...

Cada um sendo responsável vale muito...
Mensagem boa!!
Feliz fim de semana... Bjs...

(Aqui, caindo um temporal depois de grande secura... Trovões de assustar!)

chica disse...

Falta essa conscientização pois todos ficam esperando que outros façam... Linda mensagem! bjs, chica

Roselia Bezerra disse...

Boa noite, querida Tetê!
Plantar a terra ninguém quer mas explorar todo mundo, rs...
Bjm muito fraterno