segunda-feira, 6 de junho de 2016

Saúde das unhas

As unhas, como diversas outras partes do corpo, podem dar dicas importantes sobre a saúde. As manchas são um bom indicio, já que vários problemas diferentes podem causar manchas nas unhas. De modo geral, as unhas podem ficar manchadas de marrom, preto, roxo, azul, verde ou vermelho.


A causa mais comum de manchas nas unhas é o hematoma que surge devido a um trauma. Essas manchas são arredondadas, acastanhadas, arroxeadas ou enegrecidas, mas tendem a "subir" com o crescimento das unhas, deixando a raiz da unha limpa. Esse quadro não tem maior gravidade e o médico deve ser procurado apenas nos casos agudos, acompanhados de dor ou quando existe deformidade da unha.
No entanto, existem outras manchas que podem significar algo mais grave, como uma infecção e até mesmo um tumor de pele. Quais são os sinais de gravidade?
As manchas listradas castanhas e negras são as mais preocupantes. Principalmente quando se trata de uma listra presente em apenas uma das unhas e que se alarga rapidamente. Se você tem um sinal desses nas suas unhas é interessante que um dermatologista examine você. Esse tipo de problema pode ser o melanoma da unha, um tipo agressivo de câncer de pele. A boa notícia é que quando esse diagnóstico é feito logo no início do quadro, o tratamento é rápido e geralmente leva à cura completa da doença, sem riscos para o paciente.
Tumores benignos das unhas são muito raros, mas também podem surgir com manchas azuladas e vermelhas. Em geral, isso é acompanhado de dor. Os sinais mais preocupantes, nesse caso, seriam: o surgimento de inflamação e de deformidade na unha, que pode ficar com um aspecto incomum. Neste caso também é importante ser examinado pelo especialista.
Na dúvida, se não foi causa de trauma, surgindo manchas nas unhas, vale ouvir um dermatologista e ficar tranquilo!
Dra. Tatiana Gabbi - Dermatologista 



5 comentários:

chica disse...

Puxa, que interessante.Nem sabia desse melanoma de unha! CREDO! Valeram as dicas bem dadas e explicadas! Linda semana! bjs, chica

Anete disse...

Bom alerta, Tetê!
Cuidado com a saúde é muito importante...
Uma boa semana... Bjs

Roselia Bezerra disse...

Boa noite, querida amiga Tetê!
Tenho dermato marcado e vou ver tudo que tenho na pele pra não deixar pra última hora pois o tempo vale ouro nas enfermidades...
Bjm muito fraterno

Bell disse...

Importante!!

bjokas =)

Unknown disse...

boa noite Dr. meu filhinho de 5anos apareceu com manchas em todas as unhas dos pés nos dois pés do nada na cor marrom tipo sujo .Estou preocupada me ajuda o que pode ser 😢