terça-feira, 19 de abril de 2016

Diário de Bordo - Campos do Jordão

Saímos de Araruama dia 14 de abril, uma quinta feira,  as 6h da manhã. Almoçamos no caminho e as 15:30h +ou- chegamos em Campos do Jordão. Nos instalamos no Hotel Monte Carlo, bem próximo à Praça do Capivari onde o buchicho da cidade se concentra. Deixamos as malas e saímos eu, Beth e Andreia para o reconhecimento dos arredores. Logo encontramos um lugar para jantarmos e fizemos nossas primeiras comprinhas na feirinha de artesanato. Voltamos ao hotel para um banho e dar um tapa no visual para sair de novo as 20h+ou-. A temperatura estava agradável (19º sem vento), saboreamos caldos, conversamos e com o frio começando a incomodar (10º as 22:30h+ou-) voltamos para o hotel. O corpo pedia cama e cedemos à sua vontade.
A sexta feira, 15 de abril, amanheceu ensolarada e logo depois do café da manhã saímos para um tour pela cidade. Visitamos alguns pontos turísticos (Mosteiro São João, Portal da Cidade, Palácio do Governo, percorremos os bairros, fomos até a Ducha de Prata) tendo parado para o almoço. Retornamos ao hotel por volta das 17h e a temperatura já estava mais baixa que no dia anterior (20º nesse horário). À noite saímos mais cedo para jantar (eu e Beth comemos pizza quadrada e Andreia se meteu a comer o Pastelão do Maluf - um pastel de aproximadamente 30cm, super desajeitado de comer e demos boas risadas!) e não conseguimos ficar muito tempo na rua. As 21h o termômetro em frente ao hotel marcava 14º e optamos por papear ao redor da lareira na recepção do hotel. Muito agradável, por sinal.
No sábado, 16 de abril, o grupo foi dividido para o passeio de trem e eu e Beth ficamos no grupo da tarde, tendo então a manhã livre. Partimos para subir o Morro do Elefante, mas cadê coragem de encarar o teleférico de singelas cadeirinhas e “voar” balançando as perninhas? Na-na-ni-nã-não! rs rs rs Perguntamos a um taxista por quanto nos levava lá em cima: R$30,00 e ele esperava para tirarmos fotos e percorrer a feirinha de artesanato. No teleférico íamos pagar R$15,00 cada uma, subimos de taxi! Uma vista encantadora... vale a subida! Ficamos lá uns 30 minutos, descemos e ficamos lá na praça vendo o pessoal pendurado nas cadeirinhas e curtimos as lojinhas de artesanato. Retornando para almoçar, passamos numa rua com várias estátuas de gesso e fizemos muitas fotos divertidas! Almoçamos e fomos para a Estação Emílio Ribas onde nos reunimos com parte do grupo e embarcamos no trem rumo a Santo Antônio do Pinhal. Uma delícia de passeio! Eu amo andar de trem e de barco! Na estação, um mirante com uma vista magnífica das cidades de Pindamonhangaba, Tremembé e Taubaté e um bolinho de bacalhau com suco de uva integral... Perfeito! Retomamos a viagem de volta e as 17:30h +ou- chegávamos ao hotel e Andreia nos esperava para combinar a noite. Como na sexta, a temperatura já estava baixando e combinamos sair logo às 19h. Tomamos um banho, trocamos de roupa e dessa vez Maria, que dividia o apartamento com a Andreia juntou-se a nós. Optamos por X-Burger e ninguém se arrependeu: delícia de X-Burger! Mais uma vez o frio nos levou de volta ao hotel para o aconchego da lareira. Esqueci de falar que, no apartamento, chegávamos a sentir calor com o aquecimento. O banho, com água de caldeira, uma delícia de quentinho!
Tudo que é bom dura pouco e o domingo chegou, 17 de abril, um sol lindo e temperado (dias sem uma gota de suor apesar do sol e dos passeios ao ar livre!) e logo após o café da manhã, fechamos nossas malas e saímos para nos despedirmos das montanhas e pinheiros. Caminhando e pedindo informações chegamos ao Restaurante Crocodilo - a entrada é pela boca enorme de um crocodilo e fizemos muitas fotos divertidas! O tempo voou, retornamos para despachar as malas e as 11h deixávamos Campos do Jordão. 12:30h+ou- paramos para almoçar e, graças a Deus, fizemos uma viagem tranquila. Estávamos receosos de encontrar algum tumulto devido a votação no Congresso, mas estava tudo na mais perfeita ordem na Dutra. Não passamos na Av. Brasil, nem em Niterói porque agora temos o Arco Metropolitano que, apesar de ser um percurso mais longo, nos livra de engarrafamentos e possíveis confusões. As 19h chegávamos em Araruama e em meia hora o ônibus nos deixou aqui na esquina.

Agora eu posso dizer que conheci Campos do Jordão, porque da primeira vez que estive lá, foi no finalzinho do Festival de Inverno e a temperatura não passava de 10º durante o dia, á noite chegava a 0º  e eu quase congelei. Fui para passar 4 dias, no segundo voltamos correndo pra casa! rs rs rs Agora aprendi a melhor época para curtir a temperatura agradável, o caminhar no tapete de plátanos, saborear caldos deliciosos e babar com tanta roupa de lã que fica só na vontade de comprar porque aqui não tenho como usá-las. Até comprei um chalé bem bonito pensando no final de semana em São Lourenço em julho, porque aqui em Araruama ele vai ficar é no armário!

Curtam as fotos! Deixo poucas aqui, mas no álbum você podem curtir melhor e com legenda! Clik aqui