sábado, 30 de janeiro de 2016

Nova temporada do Brincando com a Chica!

Mais um sábado, mais um BRINCANDO COM A CHICA! A cada semana Chica nos dá mais uma palavra bem sugestiva:


Aproveitei a palavra deste sábado para tirar uma dúvida que eu tinha: Por que os catarinenses são chamados de “barriga verde”? Uma vez me falaram que era porque em SC chove muito e chuva lembra sapo, sapo tem barriga verde... essa explicação não me convenceu, mas deixei rolar. Essa semana eu fui pesquisar e... não é preconceito, não é menosprezo e, na verdade é até motivo de orgulho para o catarinense!
O termo "Barriga-Verde" tem uma explicação histórica: ele designava um regimento militar, o regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina, baseado em Florianópolis, que usava uma larga faixa verde, como um cinturão, sob o casaco do fardamento. Os soldados catarinenses que usavam essa faixa destacaram-se na guerra da Cisplatina, por sua valentia e pela destreza no domínio das armas.  


Portanto...

Nasceu em Santa Catarina é barriga verde!


13 comentários:

Anete disse...

Tetê, vc foi fundo, pesquisou e nos trouxe boas explicações! Participou com história/cultura!!
O meu abraço... Bom sábado.

maria claudete disse...

Tetê é cultura! Parabéns amiga.Boa semana. Aplausos pra você!

Maria Luiza disse...

Tetê, verdadeira aula de história! Muito bacana! parabéns!
Que seu fim de semana seja lindo! Abração!

chica disse...

Muito legal,Tetê e é sempre bom tirar as dúvidas! Fizeste bem!Linda frase e aula! bjsm chica

Zizi Santos disse...

Oi Tetê
gostei de sua pesquisa
e da criação da frase!
uma faixa verde deixou o uniforme mais elegante!
muito bom!
bjss

Jeito Mineiro Bordados disse...

Adorei aprender com você! Obrigada!
Um abraço!
Egléa

Gracita disse...

Oi Tetê
Eu conhecia a expressão mas não sabia do significado e amei aprender com você nesta sua fabulosa pesquisa
Um bom domingo querida
Beijos

Ane disse...

Taí mais uma barriga que eu não conhecia e aprendi hoje: a barriga verde.
Blog também é cultura e informação.Gostei Tetê!Beijos!

Lucinha disse...

Tetê,

Vivendo e aprendendo. Não sabia essa expressão, e muito menos o significado.
Excelente participação!
Linda e abençoada semana! Beijos

Luciene Tenório Nunes disse...

Bom dia,
Gostei da sua pesquisa. Lembrei de uma aula de História do Brasil que tive na antiga 7ª série. Muito boa participação!
Bjs.

ZULMIRA ROMARIZ disse...

Tetê, gostei dessa explicação, embora não conheça a frase, beijo, boa semana amiga

Toninho disse...

Que beleza de participação Tetê, também nutria esta curiosidade mas nunca pesquisei.
E voce belamente nos trás a devida explicação.
Gostei.
Um bom fim de domingo para uma bela semana que lhe desejo.
Meu terno abraço de paz e luz.

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde, amiga Tetê!
Não sabia, que barato!
Bjm muito fraterno