sábado, 19 de setembro de 2015

Iniciativa louvável

Mais um sábado, mais um BRINCANDO COM A CHICA! A cada semana Chica nos dá mais uma palavra bem sugestiva:


Hoje,19 de setembro, é o Dia Mundial da Limpeza das Praias.
O Center for Marine Conservation (CMC) é uma ONG Americana criada em 1972 e realizou seu primeiro dia de limpeza de praias em 1986. Na ocasião 2.800 voluntários participaram da coleta de 124 toneladas de entulho do litoral do Texas, USA. Em 1988 o evento se tornou nacional, com a participação de 47.500 voluntários, e já no ano seguinte se tornava internacional com a participação de voluntários do Canadá e do México. Em 1998 o evento teve a participação de mais de 340.000 voluntários em mais de 75 países, sendo que no Brasil 1.446 pessoas participaram recolhendo 8.169 quilos de lixo em 94,6Km de praias.
Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro, os voluntários vão às praias coletar o lixo lá depositado diretamente pelos usuários locais ou por descargas no mar por navios ou por rios. Cada voluntário além de coletar o lixo anota em um formulário padrão as quantidades recolhidas de cada item que compõem o lixo sólido. Estes dados são utilizados pela CMC para fazer estatísticas que retratem o estado de poluição dos oceanos de nosso planeta. Isto é necessário para que se possa fiscalizar se as nações signatárias da Convenção Internacional de Prevenção de Poluição advinda de Navios (International Convention for the Prevention of Pollution from Ships), mais conhecida como MARPOL, estão cumprindo este tratado. A Organização das Nações Unidas (ONU) apoia este evento, como instrumento de fiscalização.


Aqui em Araruama, nesse dia acontece uma grande mobilização na Praia Seca, nossa praia oceânica. Eu participei uma única vez, pois, infelizmente, a limpeza foi o que menos se levou a sério devido a ingerência política. Eram tantos “flashes” dos “coletores arrumadinhos” e os sacos foram abandonados lá mesmo depois que os fotógrafos foram embora! Eu e meia dúzia de inocentes ficamos completando o serviço!

Minha frase?

Iniciativa louvável: manter limpos rios e praias.


16 comentários:

Anete disse...

Puxa, Tetê, uma iniciativa mesmo louvável!
Parabéns pela ótima participação!!
Um abração neste sábado...

Socorro Melo disse...


Olá, Tetê!

Gostei desse informativo que você nos trouxe. Hoje a limpeza é imprescindível,pois, nosso planeta está agonizando no lixo e na devastação. É preciso conscientização e iniciativas. Legal ter compartilhado conosco sua experiência, mas, permita-me uma pequena correção, na verdade, vocês, os poucos inocentes que ficaram pra terminar o serviço, são os verdadeiros conscientes e os de verdadeira e louvável iniciativa. Parabéns pra vocês!

Grande abraço
Socorro Melo

Ane disse...

Adorei sua iniciativa!A natureza agradece.Infelizmente falta educação para que nossos rios e praias fiquem sempre limpos,as vezes a limpeza é feita mas logo depois tá tudo sujo de novo...
Beijos Tetê!

Gracita disse...

A natureza agradece uma iniciativa louvável como essa
É uma pena que ela precise acontecer né?
O que seria plenamente louvável, usuários comprometidos com o planeta uso de forma adequada as lindas praias desse nosso lindo Brasil
Gostei da sua iniciativa em homenagear uma causa tão importante
Uma nova semana repleta de paz
Beijos

lia disse...

OI Tetê desconhecia esta iniciativa, que bom saber quem sabe eu participo futuramente se estiver na praia. Claro seria bom não ter que fazer isso , mas infelizmente há quem não respeita e deixa seu lixo ,não no lixo, mas em qualquer lugar.
Linda tua BC.
Tome iniciativa e vá conhecer o que postei hoje.
BFS e aquele abraço!

chica disse...

Que legal,Tetê! Essa é mesmo uma grande e respeitável iniciatíva. vale aplaudir! Linda inspiração e frase!" Obrigadão ! bjs, lindo domingo! chica

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Tetê
Boa inciativa cuidar do nosso habitat!
Bela postagem!
Bjm fraterno

Verena disse...

Essa é mesmo uma iniciativa louvável, Tetê.
Ficou ótima a sua participação.
Nós tivemos praias cheias e arrastão por aqui.
Tenha um ótimo domingo,querida.
Beijinhos de
Verena e Bichinhos.

Rosangela Lucineia Scheuer disse...

Oi Tetê!
Bela iniciativa respaldada por você.A natureza nos encanta e depende muita de nossa iniciativa sabermos e termos ela sempre sadia e belamente conosco.
Tudo de bom e feliz domingo!

Jeito Mineiro Bordados disse...

Esta iniciativa é prá lá de louvável mas o bom mesmo que é todos tivessem a iniciativa de não sujar, não é?
Um abraço e bom domingo!
Egléa

maria claudete disse...

E a natureza agradece.A ação e o ato de divulgar como você está fazendo oportunamente também é uma nobre iniciativa. Gera motivação.e comprometimento. Parabéns Tete

sonia tolfo disse...

A frase foi muito pertinente e a iniciativa da limpeza das prais é louvável!
Abraço, boa semana!
Sonia

Maria Luiza disse...

E como é louvável, não? Deus nos livre dessa imundície que existe nos mares, rios e em toda parte! Fico pra morrer de desgosto! Adorei essa notícia, Tetê! Abraço carinhoso e desejos de feliz semana!

Clau disse...

Bom dia Tetê,
Muito legal sua frase!
Cada vez que vou a praia, fico assustada
com a sujeira. Se cada um fizesse sua parte
tudo seria diferente...
Bela iniciativa da ONG CMC!
Infelizmente essa
ingerência política, não ocorre somente em
Araruama. Em dias assim, aparece políticos
fazendo poses, caras e bocas!

Toninho disse...

Uma boa noite Tetê e que sua semana seja coroada de flores e abençoada na paz e alegria.
Linda sua participação politicamente correta.
Urge cuidar das praias, rios, mares e florestas e muito da mente humana.
Um abraço com carinho amiga.

Meus rabiscos disse...

E ai Tête,tudo bem?
Adorei a sua participação,isso que eu chamo de iniciativa,nossas prias agrdecem né?
Apesar de morar aqui na região dos lagos,desconhecia essa data. Ao Célia que feio hein! rsrsrs,as a do desbravadores ei sabia,mas não fiz nada pra eles,e olha que conheço um monte deles.
Obrigada pela iniciativa de partilhar conosco mais essa data.
Espero não esquece nunca mais.
Bjss