quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Aquecimento global

O aquecimento global não é um fenômeno natural, mas um problema criado pelos homens. 


As mudanças que presenciamos hoje e as que são esperadas, vão ocorrer principalmente por causa do comportamento humano: o ser humano está simplesmente lançando na atmosfera gases causadores do efeito estufa em excesso; qualquer pequena tora de madeira, cada gota de óleo e gás que os seres humanos queimam são jogados na atmosfera e ficam na camada de gases ao redor da Terra. Isso forma uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar.
Desde a Revolução Industrial, os seres humanos começaram a queimar combustíveis fósseis maciçamente para abastecer veículos, aquecer casas, produzir e vender produtos, e gerar energia. Essa queima lança na atmosfera gases de efeito estufa. O mais importante deles é o dióxido de carbono (CO2). O resultado é um acúmulo de gases acima do normal, resultando no acúmulo de gases. O desmatamento também lança na atmosfera gases de efeito estufa. Ao serem cortadas e queimadas, as árvores liberam para a atmosfera o dióxido de carbono que havia nelas. É assim que acontece cerca de 75% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, levando o país a ser o 4º  maior emissor do planeta. O aumento do dióxido de carbono e de outros gases na atmosfera acaba engrossando o cobertor de gases na camada atmosférica, o que resulta em calor demasiado capturado pela atmosfera terrestre. Isso causa o aquecimento global: as temperaturas mundiais aumentam e provocam as mudanças climáticas.

Consciente disso, o desafio é fazer com que o mundo desenvolva ações sérias de combate às mudanças do clima.
WWF Brasil 


7 comentários:

Anete disse...

Post muito bom, um alerta importante!
Tanta coisa pode ser evitada para o nosso próprio bem, não é?!
Sempre é tempo de despertar!

Um abraço...

Maria Luiza disse...

Fiz uma pergunta na minha postagem de hoje, sobre o silêncio das nações com relação ao grande problema que estamos vivendo. Ninguém fala mais nada, ninguém aponta soluções e o Homem vai prosseguindo na destruição!. Uma pena, né? Beijinhos e espero que vc tenha já entrado na rotina!

chica disse...

Alerta legal e que seja feito EFETIVAMENTE alguma coisa,né? bjs, chica

sonia tolfo disse...

Os alertas são frequentes mas parece que caem no vácuo, algumas coisas já mudaram em função desses alertas., outras tantas deverão ainda acontecer. Temos que nos conscientizar cada vez mais.
Abraço!
Sonia

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Está mais do que na hora de acordarmos, e tratarmos o planeta com o carinho que ele merece.
Uma forte alerta que deve ser ouvido.
um feliz fim de semana para ti.
abração com carinho

Clau disse...

Bom dia Tetê!
Muito bom e esclarecedor o texto,
façamos nossa parte...
Muitas pessoas não tem consciência
que a cada dia, o equilíbrio natural do planeta fica mais comprometido...
Gostei da imagem que ilustra o post!
Bjs!

Anne Lieri disse...

Uma dessas mudanças pra mim é o plantio de árvores. Resolveria grande parte do problema! Ótimo alerta,Tetê! bjs,