sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Lama pra que te quero...

Hello!

Acho que São Pedro acordou e fechou as torneiras! Apesar do tempo nublado, a chuva parou, mas vamos precisar de sol para secar a rua! Eu falo da chuva, parece que eu não gosto dela... eu gosto de chuva, principalmente aquela chuva de verão que cai forte e logo passa! O problema é que as ruas aqui no bairro ainda são de terra batida, ainda não temos rede de esgoto... três dias de chuva seguidos transforma os arredores em brejo e, os sumidouros encharcados sangram pelos quintais e para a rua... percebeu o problema? Acho que ninguém gosta de mergulhar seus pezinhos amados num brejo podre, né? Portanto, estou mais um dia dentro de casa pedindo ao sol que apareça e seque essa lama!

Em um dos boletins do ((o))eco que recebi essa semana, veio essa reportagem. É incrível como a natureza é múltipla e imprevisível... Eu nunca tinha ouvido falar desse macaco e como ele é lindo! E está ameaçado de extinção, pois estão acabando com a floresta amazônica!


Uma espécie endêmica da Amazônia Central, o sauim de coleira (Sanguinus bicolor), também chamado de sagüi de duas cores ou sauim de manaus, o corpo deste pequeno macaco mede entre 21 a 23 cm e pesa cerca de 450 gramas. O nome científico bicolor se justifica pelas duas cores do pelo: a parte frontal, os braços, pescoço, tórax e parte das costas tem pelagem branca; a parte traseira do corpo é marrom alaranjada no dorso, na barriga e parte interna das pernas. A cabeça e a face não possuem pelos. Outra característica peculiar é que, com exceção do dedo polegar, suas unhas são como garras bem afiadas, apropriadas para escalar árvores. A dieta do sauim consiste de frutas, flores, néctar, insetos, aranhas, pequenos vertebrados e ovos de aves.
As ameaças à sobrevivência de longo prazo da espécie são múltiplas e decorrem, principalmente, da destruição do habitat e da competição interespécies. Com o crescimento desordenado da cidade de Manaus nos últimos anos a floresta vem sendo derrubada de maneira descontrolada. O desmatamento e a fragmentação reduzem drasticamente as áreas de habitação e alimentação do animal. A espécie integra o nível mais grave de ameaça à extinção do ICMBio (criticamente em perigo) e, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), é considerada espécie ameaçada. ((o))eco



E, parece até mentira que hoje já é sexta feira!


Bom final de semana!


9 comentários:

✿ chica disse...

Belas explicações p sobre esse miquinho,rs... E,tomara venha o sol e seque pra que possas caminhas, passear sem ficar atolada na lama e outras coisinhas mais,rs beijos,lindo fds!chica

Anne Lieri disse...

Essa semana voou mesmo! Adorei o macaquinho e não conhecia essa espécie! Quanto a lama,vc tem toda razão: ninguem merece! bjs,

Ani Braga disse...

Hoje quero agradecer por todas as vezes que você me fazer sorrir com tua linda visita em meu blog, por me fazer acreditar que existem pessoas e pessoas…
Obrigada…
Simplesmente obrigada…
Que Deus te abençoe sempre…
Um lindo final de semana.

Beijos
Ani

Pepi,Xixo,Juja,Jujuba disse...

Adorei saber sobre este adorável "bichinho, Tetê
Te desejo um lindo final de semana com muito sol
Beijinhos de
Verena e Bichinhos

Jô Turquezza disse...

Adorei o bichinho! E tantos em extinção, uma pena.
Quando fui aí na sua terrinha (visitar a Nirce) estavam prometendo esgotamento sanitário e asfalto nas ruas e bota tempo nisso. E até hoje nada, não é?
Promessas, promessas .........
O sol chegou, espero que a lama seque rsrsr
Bom fim de semana.
Beijos.

Clau disse...

Oi Tetê :)
Hoje,está um sol bem bonito por aqui,espero que aí também esteja,e que a lama comece a secar!
O macaquinho é uma graça,que pena estar em extinção.
Bjs e ótimo fim de semana!

Maria Luiza disse...

Tetê, antes de ler o texto fiquei olhando para a imagem tentando observar o que seria e parecia-me ser uma ovelhinha. Que engano! É um miquinho e deve ser lindo demais!
Uma pena ler depois! Entristece-me muito. Beijos meus e obrigada por voltar a Palavra!Fiquei super agradecida!

Ane disse...

Menina,quem dera esta chuva viesse pra cá,estamos precisando!!E pisar em lama toda arrumada pra sair deve ser mesmo horrivel!Que sangüi fôfo,tomara que se salve!Bjocas!

Lucinha disse...

Tetê,

Eu já nem falo mais nada sobre chuva e frio. kkkkk São Pedro mora por esses lados. rs
Que lindo macaco! Eu também nunca tinha visto um tão lindo.

Desculpe pela ausência. Estou naquela fase de "ostra". rs
Beijos