terça-feira, 19 de novembro de 2013

Farra gastronômica e feriado

O dia amanheceu com cara de chuva, fui caminhar por volta das 7:30h e até levei o guarda chuva na mochilinha. De volta em casa, tomei um banho e saí com minha irmã. Tínhamos um compromisso que seria inicialmente no retorno da viagem de férias: almoço no Restaurante do Wellington! Irmã de férias, Mô de folga no serviço resolvemos ir hoje. São Pedro ligou o maçarico e de repente esquentou de derreter!
Antes do almoço fizemos umas comprinhas. No restaurante, o ar refrigerado estava divino, pedimos churrasco misto (eu e minha irmã não somos muito de carne bovina, gostamos mesmo é de um porquinho! E o churrasco misto é a melhor opção.) e rebola o queixo até o estômago estar estufado! Eu comi por três almoços! Minha irmã que nunca tinha ido lá, ficou encantada e já marcou com a comadre para voltarem lá! É bom mesmo... comida gostosa, fartura (o churrasco misto dá para 4 pessoas), e olha que o Mô come... ainda trouxemos arroz, farofa de ovo, um pedaço de picanha, um pedaço de carré, um pedaço de peito de frango e uma linguiça para o Mô jantar!  
Passamos no supermercado, comprei frutas, legumes e verduras para me redimir da gula! Acho que até amanhã não consigo comer mais nada! Estou empanturrada! Na quinta tenho almoço com a Rô, mas nós duas somos comportadas e vamos num restaurante onde possamos nos empanturrar de cores: verde alface, abóbora, vermelho tomate, amarelo pimentão, roxo beterraba... só vamos comer cores! rs...rs...rs...

Amanhã aqui no Estado é feriado... e, se continuar quente assim, amanhã eu concluo meu bronzeado!  


O Dia da Consciência Negra, comemorado amanhã, 20 de novembro, é a prova de que preservar a memória é uma das formas de construir a história. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. Ele se transformou em um grande símbolo da resistência negra à escravidão e da luta pela liberdade!
A comemoração permite um amplo debate sobre a inserção do afrodescendente no mercado de trabalho, cotas universitárias, moda e beleza negra... Além disso, busca o fim da desigualdade através da consciência coletiva cada vez mais esclarecida.
Não há como negar a importância do povo africano na construção da cultura nacional. Nossa história conta com a colaboração dos negros vindos da África nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos. Projetos na área da educação são essenciais para que a história do povo negro seja transmitida de forma mais clara e não fique baseada apenas na época da escravidão. Uma conscientização desde criança auxilia na formação de adultos, que acolhem a diversidade e construam uma sociedade mais justa e igualitária.

Que esta data seja bem vinda! Amar a diversidade e reconhecê-la como presente de Deus é essencial para que possamos contribuir para uma sociedade feliz! Leiriane Corrêa


8 comentários:

chica disse...

Tetê, que bom esse restaurante e deves ter comido a valer,rts... Bom também é poder almoçar com a Rô! Isso é legal!

E desejo um lindo feriado!Que o tempo ajude! beijos,chica

Clau disse...

Boa noite Tetê!
Em São Paulo é feriado amanhã também.
O dia da consciência negra é um bom momento para refletirmos sobre a importância dos negros na formação da nossa cultura.
Na verdade,precisamos ter 365 dias de consciência humana!
Bjs :)

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Tetê
Nosso almoço já me dá água na boca visto que amanhã recebo a Terezinha e to fazendo mil quitutes... sendo assim: na Quinta alivio a barra da Quarta... rs...
Eles gostam de doces e fiz duas sobremesas... rs... Dois pratos principais... sabe como é, se não agradar com um, tem o reserva... rs...
Hoje quase derreti também, fiz escova pra viajar na Sexta e dela só a sombra me restou... rs...
Bjm e ótimo feriado!!!

Jô Turquezza disse...

Tudo de bom fazer o que a gente gosta e com quem gosta, né?
Curtir a vida.
Beijos.

Luma Rosa disse...

Oi, Tetê!
Salve o negro, o branco, o amarelo... Salve o bronzeado!!
Sua animação para tomar sol é ótima - eu não consigo!! Assim como não consigo mais comer tanta carne, mas pode compensar nas caminhadas, já que a proteína facilmente se transforma em músculo!
Boa semana!!
Beijus,

Fabíola Neves disse...

Ai amiga,
É tão bom tirar um dia e comar sem culpa!
Eu estou numa dieta da proteína que está me tirando o juízo, mas está acabando. São só 15 dias e acabará neste domingo. Já se foram 3 quilinhos e associado com a academia estou vendo resultado no meu corpitcho.
Bom demais sair com amigos, né? Eu agora remomecei meus contatos com amizades do tempo da escola. Quem sabe consigo sair um dia pra uma almoço descompromissado desses!
Por enquanto... ainda fujo. kkkk
Força na peruca e vamo que vamo!

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...


Olá Tetâ, estou visitando alguns blog e divulgando os meus. Adorei o seu, já stou seguindo e com certeza voltarei mais vezes.
Convido você a conhecer os meus e se gostar seguir, será um prazer te ver lá.
Os linques dos blog é:
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
Uma linda noite e que a paz Divina esteja sempre com você e sua família.
Bjuss , Profª Lourdes Duarte http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

Verena disse...

Enquanto você almoça com a Rô eu vou lanchar com ela
Vamos nos esbaladar saboreando uma gostosa fatia de torta e um delicioso café para acompanhar...rsrs
Um beijinho para você, Tetê
Verena e Bichinhos