quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Movimente-se, sempre!

Olá meus lindos!
Dias que seguem lusco-fuscos... hoje, então foi difícil definir se levava o chapéu para proteger do sol ou o guarda chuva... Amanheceu tão nublado que coloquei o guarda chuva na bolsa. Durante o café da manhã, eis o sol, radiante... mas enquanto eu trocava a roupa, as nuvens estranhas cobriram o céu! Claro que levei o guarda chuva, mas não choveu!
Hoje, no pilates, tinha pouca gente. A Secretaria da Terceira Idade iniciou a prática de neuroaeróbica, hoje foi o primeiro dia. Eu estou louca pra saber com quem foi como é, pois me interessei, mas vou ter que perder um dia de pilates e quero saber se vai valer a pena! Pelo que eu li na net, é bem legal e, com certeza eu vou gostar!
Fiz para o almoço um ensopadinho jardineira que ficou uma delícia! Eu pensei em fazer da sobra uma sopinha passada no liquidificador, mas Mô comeu foi tudo! Quase que não consigo nem repetir... Sinal de que ficou bom mesmo!


 Quem usa o computador por muitas horas conhece bem os vilões tendinite, bursite, dor nas costas... e quem trabalha no computador está mais exposto a esses riscos. Veja como evitar os problemas mais comuns:
. a tela do computador deve estar reta, à altura dos olhos, e com o brilho o mais suave possível;
. a cada três horas, faça uma pausa de cinco minutos para se mexer e alongar o pescoço, as pernas e os braços;
. de hora em hora, abra e feche os olhos várias vezes por cinco minutos.

Atividades que requeiram das pessoas longo tempo sentadas, mesmo sem o uso do computador, também podem representar perigo para a saúde. É o que atesta uma pesquisa, para a qual trabalhar nessas condições pode gerar males não sanados por exercícios regulares.

Segundo o estudo de Elin Ekblom-Bak, da Escola Sueca de Esportes e Saúde, depois de quatro horas consecutivas sentada, a pessoa tem interrompida a regulagem de glicose e de gordura. Com isso, as chances de desenvolver alguma patologia cardíaca e de tornar-se obesa é grande. O trabalho, publicado no periódico “British Journal of Sports Medicine”, enfatiza que não adianta tentar compensar um prolongado período de trabalho sentado, exercitando-se em outro momento. É importante movimentar-se a cada hora, levantar-se, espreguiçar-se, ir até a impressora, beber um café ou realizar ação similar, para só então retornar à atividade. O importante é movimentar-se sempre!


4 comentários:

Clau disse...

Oi Tetê :)
Gostei dessas dicas e concordo:
O importante é movimentar-se!
E é essencial também ter cuidado com a postura para proteger a coluna.
Bjs \o/

Pepi,Xixo,Juja,Jujuba disse...

Ótimas dicas, Tetê

Seu ensopadinho deve ter ficado uma delícia, amiga
Fiquei aqui com água na boca
Um beijão para você, querida
carinhosamente
Verena e Bichinhos

Lucinha disse...

Tetê,

ótimas dicas!
Eu tinha uma vida muito ociosa no Brasil, por trabalhar muitas horas sentada, em frente ao computador. Aqui, eu tento conciliar tudo.
E, vamos nos movimentar. Se parar, enferruja. rs
Um lindo dia! Beijos

✿ chica disse...

Muito bom e tens razão. Mexer -se é preciso e eu, agora vou me MEXER muito aqui em casa pra ajeitar e deixar tudo em ordem,rs bjs chica