quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Saúde é o que interessa!

Seja alegre; desperte em seu coração a alegria de viver; encare o envelhecer de maneira diferente de nossos avós, pois, ao olhar o retrato deles na parede, logo se imagina: um bom par de “velhinhos”. A data no verso me permite calcular a idade, teriam apenas 45 anos, o que seria, nos dias de hoje, um belo casal de “jovens maduros”.
Atualmente desapareceram as fronteiras que delimitam claramente as gerações... estamos vivendo cada vez mais tempo, graças aos recursos que dispomos para um bom envelhecimento. É claro que a vida esticou, por isso viva mais e melhor. Assuma a sua própria idade, hoje é mais fácil e você pode até se orgulhar da sua idade. Acredite: envelhecer bem sempre vale a pena! Luiz Jarbas Godoy


A maturidade pode ser uma ótima fase na vida. Agora é hora de relaxar, curtir a família e os amigos, descansar, ser feliz! Mas para aproveitar estes bons momentos, ter saúde é fundamental. Siga as dicas e descubra como envelhecer com saúde é possível.

1- Pratique atividade física para prevenir os males ligados à terceira idade. Quem pratica exercícios tem mais disposição e evita a obesidade. Além disso, a prática de atividade física ajuda na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e colesterol alto.
2- Alimente-se bem, mas sem exageros: não é preciso deixar de lado aquela feijoada divina ou aquela boa macarronada de domingo. É só montar seu prato com moderação.
3- Consuma alimentos saudáveis: grãos integrais, frutas, legumes e verduras devem fazer parte do seu cardápio. E consuma leite e derivados, ricos em cálcio e vitamina D, para evitar a osteoporose. Outros nutrientes que devem fazer parte do seu prato: proteínas, para preservar o sistema imunológico e os músculos, fibras, para o bom funcionamento do intestino, e a ingestão das gorduras boas, que ajudam na prevenção de doenças do coração.
4- Tome muita água. no mínimo, oito copos de água por dia, traz diversos benefícios para o organismo. Melhora a digestão, reduz o inchaço, protege de infecções e melhora a absorção dos nutrientes. Assim, seu corpo funciona direitinho e você chega à maturidade com mais saúde.
5- Exercite o cérebro: leia, assista a um filme, jogue baralho com as amigas, faça palavras cruzadas, aprenda uma nova língua. O importante é praticar atividades que estimulem o raciocínio, para fortalecer o cérebro além de prevenir a perda de memória.
6- Cultive as amizades, pois a convivência social saudável é um excelente antídoto contra a solidão e a depressão. Por isso, invista nas suas amizades: combine uma sessão de cinema, um jantar em um restaurante gostoso. Bata papo, dê risadas, relaxe. Momentos prazerosos fazem um bem danado para a saúde do corpo e da mente.
7- Seja otimista: a preocupação, o pessimismo e as tensões elevam a taxa de cortisol – o hormônio do estresse. Resultado: aumento da pressão arterial e do açúcar do sangue, além da queda do sistema imunológico.  Para afastar este e outros danos, cultive pensamentos otimistas, pratique meditação ou relaxamento, evite o desgaste com ideias ruins. 
8- Durma bem: a privação do sono pode trazer desde problemas como falta de concentração e aumento do peso, até o envelhecimento precoce. Dormir cerca de sete a oito horas por noite não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico, mas, acima de tudo, metabólica. Durante o sono ocorrem vários processos no metabolismo que, se alterados, afetam o equilíbrio de todo o organismo. Por isso, quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece precocemente, está mais propenso a infecções, a obesidade, a hipertensão e ao diabetes.
9- Abandone os maus hábitos: dê adeus ao cigarro e evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, hábitos que aumentam a produção de radicais livres. Quando em excesso, essas moléculas causam o envelhecimento precoce e trazem prejuízos à saúde, pois danificam as células saudáveis e, com isso, aumentam o risco para o desenvolvimento de doenças como a hipertensão, diabetes, e desordens neurológicas, como o Mal de Parkinson.

Meus lindos, vamos envelhecer com saúde e viver com pique total essa melhor idade!


Hoje, mais um almoço de comemoração de aniversário: é o dia da Lucimar! Fomos num restaurante em Iguaba Grande. Lu ainda trabalha (ela é professora e ainda atua em sala de aula, essa é vocacionada mesmo!) e os colegas das duas escolas em que ela trabalha foram em massa! As mesas foram se juntando conforme o pessoal ia chegando, ficou uma mesa compriiiiidaaaaa... Ela levou um quindão pra sobremesa, mas se surpreendeu com o número de pessoas que foi e o quindão foi repartido para que todos pudessem comer, foi só pra provar mesmo... rs...rs...rs... Como a maioria, inclusive ela, tinham turmas agora à tarde, foi almoço vapt vupt e eu voltei de carona com um dos professores. Fora do ambiente de trabalho só eu, uma vizinha dela e a filha dela. O resto todo era professor!

Hoje foi dia de fisioterapia do Mô, tive que arrancá-lo da cama às 6h da matina e aproveitei que não precisava fazer almoço, caminhei e me enfiei na cozinha fazendo panquecas pra congelar. Caraca... fiz tanta panqueca, não aguentava mais! Mas estou com tudo embalado e no freezer. Tão cedo não vou precisar fazer! E, claro, amanhã vou almoçar panquecas! A-DO-RO!


5 comentários:

chica disse...

E tu anda de festa em festa.Coisa boa isso! E as dicas valem muito né? A idade não significa nada, se chegarmos bem!

E as panquecas, ótimas e tb sempre congelo! beijos,chica

Verena disse...

Querida Tetê
Acho que vou até aí provar as suas panquecas...rs
Eu tenho que me cuidar pois engordei muito
Gostei da sua postagem
Obrigada por ter participado da "nossa" estória, viu?
Tenha uma linda tarde, querida
Um beijão de
Verena e Bichinhos

Clau disse...

Boa noite Tetê :)
Mais um almoço animado!Isso é bom!
Gostei das dicas sobre como envelhecer com saúde.
Acho que estou no caminho certo,afinal qualidade de vida precisa começar antes da melhor idade!
Bjs \o/

Poções de Arte disse...

Envelhecer.... a idade não me assusta. O que realmente me assusta são as limitações.
Idade são só números - criaram pra contar os dias, horas, não a vida.
Gostei do seu texto e do retrato.

Que comemoração gostosa q vc participou! É tão bom receber e poder dar esse carinho para um querido. Meu abraço pra ela.

Um ótimo final de semana pra vc.
Abração esmagador.

Anne Lieri disse...

Tetê, sua alegria é mesmo contagiante!Que festança de niver,não?Eu fui semana passada almoçar com minhas amigas,antigas professoras tb,e falamos tanto que mal deu tempo de comer...rss...é o melhor jeito de emagrecer,almoçar com amigas!bjs e boma fim de semana,