quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Preservar a Amazônia é um desafio!


Comemorada no dia 5 de setembro, hoje, a Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta. Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos. Dentre biomas brasileiros, a Amazônia é o que possui a maior extensão de territórios protegidos. No total, são 314 unidades de conservação (UCs), entre federais, estaduais e algumas municipais, que representam mais de 1 milhão de hectares ou 26% do total no Brasil.
Apesar de sua incalculável importância ambiental para o planeta, - como o habitat de inúmeras espécies animais, vegetais e arbóreas, e como fonte de matérias-primas alimentares, florestais, medicinais e minerais -, a Amazônia tem sido constantemente ameaçada por inúmeras atividades predatórias, entre elas a extração de madeira, a mineração, as obras de infraestrutura e a conversão da floresta em áreas para pasto e agricultura. É fundamental informar à sociedade sobre as principais ameaças à biodiversidade da Amazônia e sensibilizá-la para a necessidade do desenvolvimento de uma economia verde para a região.


O WWF-Brasil tem trabalhado fortemente em ações que provoquem a sensibilização e a mobilização pública sobre os problemas da degradação e desmatamento, assim como tem proposto agendas positivas, em nível federal e estadual, voltadas a incentivar a oferta e a demanda das cadeias produtivas que necessitam urgentemente da adoção de boas práticas produtivas. (O desafio de preservar o Bioma - matéria WWF-Brasil)

Mais que um dia a festejar, que hoje seja um dia de reflexão: vamos usar os recursos naturais com consciência ecológica e com pensamento verde! O Planeta agradece!


4 comentários:

chica disse...

Um dia onde deveria falar alto a consciência! Preservar, cuidar... Linda homenagem! beijos,chica

Anne Lieri disse...

Tetê,a Amazonia é uma riqueza imensa que o Brasil tem!Uma pena que os governantes não a protejam como ela merece!Precisamos de mais educação ambiental nas escolas,dentre outras coisas.Ficou lindo seu blog e vou repassar novamente!bjs,

Clau disse...

Boa noite Tetê :)
Muitos consideram a Amazônia,'o pulmão do mundo',porém devastada do jeito que está,vai virar um deserto.
E infelizmente são os poderosos que destróem a maior floresta tropical do mundo...
Bjs!

nadja disse...

Oie doladinha..nossa a muito tempo ñ vinha aqui nesse seu cantinho...nossa a Amazônia é linda !!!Pena que o homem destrói nê ????
Uma feliz noite ..beijus