sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Dia Internacional do Idoso e Festa da Primavera


O envelhecimento começa assim que o ser humano pára de crescer, isto é, no final da adolescência, quando os processos normais de reparação do organismo assumem um ritmo mais lento. O corpo vai mudando devagarzinho, sem que a pessoa se dê conta. De repente, já não se consegue fazer algo que era tão fácil...
Mas, o ser humano descobriu que a velhice não é sinônimo de doença, tristeza e inatividade e pode ser uma fase de saúde, disposição e alegria. O primeiro e mais importante passo é compreender e aceitar o processo. Sabendo como será, é possível mudar hábitos de forma planejada, fazer projetos para o futuro, tomar os devidos cuidados para prevenir doenças e ter excelente qualidade de vida durante a chamada terceira idade.
Quem deseja estar bem aos 80 deve começar a se cuidar agora, esteja hoje com 20, 30 ou 40 anos. Afinal, cuidados com boa alimentação, abandono do fumo e do álcool e diminuição do estresse melhoram o dia de hoje, mas só garantem a saúde na velhice se tomados bem antes dela acontecer. (Zacarias Martins)


Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos, e tolerar contradições”. Marie von Ebner-Eschenbach


Gente, hoje foi divertido! Os bobalhões que não foram perderam um festão! Abro parênteses pra falar da minha indignação: graças a Deus que eu não tenho essas frescuras e muito menos paranoia tipo “ninguém gosta de mim”! Não tinha ninguém, mas ninguém mesmo (só a Mei que foi uma das concorrentes ao título Musa da Primavera) das turmas de terça e quinta! Eles se revoltam porque as festas são sempre às sextas-feira, mas não é rejeição a eles (amigas minhas dessas turmas já me falaram que são rejeitadas), mas pelo fato de facilitar a limpeza depois da festa. As sextas sempre a funcionária da limpeza (só tem uma pessoa pra dar conta de tudo) faz uma faxina mais caprichada e se não dá conta de terminar, ela vai no sábado e termina (eu já a vi lá sábado limpando os vidros!). Então, fazemos as festas às sextas. Toda festa, é a mesma coisa... quem perde são eles!
Foi super 10! Eu tirei algumas fotos, não sei se ficaram boas, pois teve que ser no salão (continua frio, chuvoso e ventando demais!) e é todo de vidro, a luminosidade de fora atrapalha que as fotos fiquem boas... Eu ia até me arriscar a descarregar a câmera, não estou encontrando o cabo, pode ser “um aviso” pra eu não me meter a fazer a operação! Eu sou atrapalhada nessa área, né?!
Das dez inscritas só apareceram seis... quatro amarelaram! Quem apresentou o desfile foi a pessoa mais palhaça de toda a Secretaria da Terceira Idade – Isabelle! Ela dançou, se jogou no chão, cantou, falou versinho, só faltou voar! A mais nova concorrente tem 59 anos e a mais idosa 74 anos! E todas de biquine, viu? Eu não saberia dizer quem merecia os títulos de Musa e Princesa da Primavera! E o júri (os “rapazes” das turmas!) escolheu duas para receberem as faixas e coroas, mas todas receberam presentes que foram doados pelos comerciantes daqui do entorno. O primeiro prêmio foi hidratação e escova e o segundo, manicure completa e sobrancelha.
A mesa do lanche estava farta... o povo capricha nos salgadinhos e, engraçado... não tinha nenhum doce! A sorte é que uma das colegas faz sorvete caseiro e levou no isopor vários sabores... eu nunca tinha comido sorvete de beterraba... que delícia! E ela disse que faz de cenoura, também! Assim que o tempo esquentar, vou comprar esse de cenoura pra experimentar! O de beterraba tá aprovado!

Eu devo estar com meu termostato defeituoso... sentindo frio, tomei banho e me fantasiei de cebola (uma roupa em cima da outra, porque já lavei e empacotei os moletons e não vou mexer mais com eles!). Agora estou: tira umas peças, sinto frio; visto, sinto calor; tiro, sinto frio... Já passei dessa fase...



É verdade... estamos em plena “ExpoAraruama”! Começou na quinta e hoje tem o show da Paula Fernandes. Se meu sobrinho for com a esposa, eu já reservei lugar no carro pra ir também! Quem foi nesses primeiros dias disse que está tranquilo, sem tumulto pra entrar, bem organizado... No primeiro dia foi show Gospel, ontem o Mumuzinho... a Paula Fernandes deve levar mais plateia...  Amanhã tem o Biquine Cavadão e no domingo o Grupo Tá na Mente (que eu não sei quem é...). No domingo, a partir das 13h, vai ter distribuição de mudas de plantas... Se o Mô não for trabalhar vamos lá pegar umas mudas!


Bom final de semana pra todos nós!


4 comentários:

Clau disse...

Olá Tetê :)
Gostei do texto sobre como saber envelhecer,muito útil.
E que legal que a festa da Primavera estava boa.Quem não comparece,só perde.De se divertir.De comer!!
Quanto a ExpoAraruama,dos nomes citados,que ainda vão se apresentar,só gostei do Biquini Cavadão.
Um ótimo e abençoado fim de semana. \o/
Bjs!

Verena disse...

Então a festa estava animada?
Que bom que você se divertiu
Te desejamos um lindo final de semana,Tetê
Mil beijinhos de
Verena e Bichinhos

chica disse...

Temos que tentar estar bem até o fim de nossas vidas Deve ter sido bem boa a festa e quem não foi, se danou,rs beijos,tudo de bom,chica

Lucinha disse...

Tetê,

Uma das coisas que admiro aqui, é o respeito pelos idosos. Acho que eles aproveitam a vida até o último dia.
Não tenho medo da velhice, e quero que Deus me permita estar bem de saúde ao passar por ela.
Essa região tem muita festa bacana.
Um lindo final de semana! Beijos