terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Turismo e preservação

O Parque das Neblinas é exemplo de preservação e regeneração natural de um dos biomas mais vulneráveis do país, a Mata Atlântica.
Localizado entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), o Parque das Neblinas é uma reserva privada com 6,1 mil hectares, gerida pelo Instituto Ecofuturo. Nas décadas de 1940 e 1950, boa parte da vegetação original da região foi transformada em carvão, destinado à siderurgia e, em seu lugar, eucaliptos foram plantados para o mesmo fim, sendo posteriormente usados para a fabricação de celulose.
Porém, no fim da década de 1980, teve início a introdução de diferentes técnicas de manejo florestal e estratégias de restauração da vegetação nativa, incorporadas à produção do eucalipto, com foco na conservação da biodiversidade, do solo e de recursos hídricos, possibilitando expressivos ganhos ambientais. Com isso, o Parque se tornou uma prova de que é possível recuperar a floresta e proteger a fauna e flora. Atualmente, a área possui mais de 1.400 espécies da biodiversidade identificadas e foi reconhecida pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.


Localizado ao lado do Parque Estadual da Serra do Mar, o Parque das Neblinas está aberto à visitação e é uma opção próxima à cidade de São Paulo. Desde que foi aberto ao público, em 2004, o local já recebeu mais de 30 mil pessoas e oferece atividades como trilhas autoguiadas e passeios de caiaque. Além de visitação e manejo florestal, são desenvolvidos programas de pesquisa científica, conservação da biodiversidade, educação socioambiental e participação comunitária.
O agendamento das visitas deve ser feito com antecedência, pelo tel. 4724-0555, de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h00, ou no e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br. Para mais informações sobre o Parque das Neblinas e o Instituto Ecofuturo, visite www.ecofuturo.org.br_______matéria de Rafael Ferreira e f oto de Lucas Andrade para ((o))eco

6 comentários:

Clau disse...

Oi Tetê :)
Desconhecia o Parque das Neblinas,
e gostei de ler a respeito de todo o trabalho desenvolvido por lá.
É um local que fiquei com vontade de conhecer...
Bjs!

Anete disse...

Há lugares muito bonitos neste nosso Brasil! Preservar é preciso!...
Boa noite, Tetê... Bjs + abçs

chica disse...

Um lindo lugar pra conhecer e lá passear. Que seja sempre preservado! bjs, tudo de bom! Gostei dos 30 anos,rs Passa muito rápido! chica

Jack Lins disse...

Turismo de mãos dadas com a natureza me agrada muito.
Esse local parece lindo e tem que ser preservado mesmo, sempre.
Grande beijo

Bell disse...

Que delicia e lugar.

bjokas =)

A Casa Madeira disse...

Adorei conhecer.
Bom começo de março.
PAZ E BEM.