quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Ecofaxina - parte 1 - cozinha

Se você tivesse que apontar o lugar mais sujo da casa, qual seria? O banheiro? Pois saiba que a cozinha esconde mais germes e bactérias do que qualquer outro cômodo. Isso porque é nesse local que lidamos com comida e preparamos nossas carnes, que nada mais são do que carcaças de animais mortos, e, por ser úmido, esse ambiente é bastante favorável à colonização por bactérias. A esponja de lavar louça e os panos de prato, por exemplo, são uma das fontes mais infecciosas de bactérias de origem alimentar, como E. Coli e salmonela – que se escondem nos poros das buchas e dos tecidos e podem contaminar alimentos ou utensílios. Mas não precisa se desesperar e encharcar a cozinha com água sanitária.

Prevenir é melhor do que remediar: o melhor segredo para evitar a proliferação microorganismos é cuidar da sujeira assim que ela aparece. Bactérias se multiplicam em um ritmo alarmante, uma simples célula pode dar origem a mais de 8 milhões em menos de 24 horas. Portanto, se você espirrar um pouco de ovo cru ou molho de espaguete no balcão, limpe imediatamente. Se derrubar migalhas no chão, varra no mesmo instante. Limpar a cozinha à medida que você for cozinhando pode lhe custar alguns minutos a mais, porém, vai lhe poupar tempo a longo prazo. Afinal, é muito mais fácil se livrar de uma mancha de gordura no fogão enquanto ela ainda está fresca do que passar horas esfregando crostas de manchas secas.
Mas, afinal, o que fazer para remover a sujeirada sem usar produtos químicos? Água, limão, vinagre, sal e bicarbonato de sódio fazem verdadeiro milagre quando o assunto é limpeza. E o melhor: são produtos super baratos e podem ser aplicados em praticamente qualquer superfície da casa. Para remover manchas do balcão ou da geladeira, por exemplo, basta fazer uma solução de água com bicarbonato. Se quiser, adicione um pouco de suco de limão para dar um perfume cítrico.

Para as louças você pode fazer um detergente caseiro. Para tanto, basta ferver, em fogo baixo, duas xícaras de água e 1 xícara de sabão de coco ralado. Mexa até dissolver. Tire do fogo, acrescente mais seis xícaras de água duas colheres de bicarbonato de sódio, suco de dois limões e misture bem. Depois é só aplicar na louça e esfregar.
Luana Caires - ((O))Eco


4 comentários:

chica disse...

Ótimas dicas e vou confessar...Ando de saco estourando de casa, limpezas, faxinas, "passação" de roupa e coisas assim. Ainda gosto de cozinhar, mas a obrigadão é foooooooooooogo! Queria o nariz da FEITICEIRA, lembras?rs bjs, chica

Clau disse...

Boa noite Tetê!
Dicas ótimas...
Gostei desse detergente caseiro, e
nem sabia que o bicarbonato era tão eficaz assim na remoção
de manchas!
Valeu \o/
Beijos!

Zizi Santos disse...

Legal! adorei a dica do detergente caseiro!
e as buxinhas da pia, sinto um nojo!
tem gente que troca toda semana
também estou como a Chica, queria um nariz de feiticeira, hahaha
pra poder aproveitar mais o tempo e passear, rs

bjs

Anete disse...

UAU, esse negócio de limpeza é uma coisa séria... Rsss, nem gosto de muito sujeira, nem de limpeza excessiva...
Gostei das boas dicas!
Obrigada pelos parabéns... E, vamos adiante, vivendo c amor intenso...
Bjs