quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O último dia do ano nunca chegou tão cedo

Dia 8 de agosto de 2016 chegamos ao Dia de Sobrecarga da Terra (Overshoot Days), quando a demanda exercida pelos nossos hábitos de consumo sobre a natureza esgota o que o planeta pode restabelecer no período de um ano. Mais claro ainda? Entramos no cheque especial do planeta quase cinco meses antes do fim do ano. Os cálculos são feitos pela Global Footprint Network (EFN), organização internacional parceira da Rede WWF e que monitora a Pegada Ecológica das cidades pelo mundo.
Em 2000, o Overshoot Day aconteceu em 5 de outubro. Dez anos depois, já havia se adiantado para 31 de agosto. E agora reduziu mais 18 longos dias. Ele é calculado com base em quatro fatores-chave: o quanto nós consumimos; com qual eficiência os produtos são feitos; qual o tamanho da população do planeta; e o quanto de recursos renováveis os ecossistemas da natureza são capazes de produzir. Caso as projeções moderadas das Nações Unidas para o crescimento da população e consumo se confirmem, necessitaremos da capacidade de dois planetas para suprir nossas demandas em 2030.
A partir de 09 de agosto, e com apenas 2/3 do ano completos, passamos a operar novamente em déficit ecológico, que cobra seu preço nas formas de erosão do solo, desertificação, desflorestamento, extinção massiva de espécies, colapso no estoque de pesca e, obviamente, aumento da concentração de carbono na atmosfera, responsável pelas mudanças no clima.
A boa notícia é que há esperança. Você pode contribuir para o combate às mudanças no clima. Como? Além de cobrar o poder público por mais medidas rumo a uma economia de baixo carbono, você pode se voluntariar em uma ONG que trabalhe com o tema, como o WWF-Brasil, reduzir o uso de automóveis e o desperdício de alimentos, ou separar o lixo de sua casa, entre recicláveis e orgânicos.
Mas você pode começar de um jeito ainda mais simples: com um tuíte, ou um post em suas redes sociais, sobre o Dia de Sobrecarga da Terra. Eu te convido a inundar a internet para falar desse assunto. Vamos juntos?
Michel de Souza Rodrigues dos Santos  para ((o))eco - foto da NASA


5 comentários:

chica disse...

Notícia alarmante, preocupante e que sirva de alerta! mas há a esperança! Valeu! bjs, chica

Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

Uma ótima postagem Tetê!
Que todos sigam estes conselhos, e que ainda
dê tempo de reverter!
Valeu mesmo!
Beijos,
Mariangela

Zizi Santos disse...

Tetê! você está bem informada e que legal nos informa também!
já suspeitava, mas com esses dados agora tenho certeza!
eu reciclo meu lixo, mas sei que no final ele se mistura a natureza!
lamentável.
Economizo o máximo que posso,
Que todos tenham essa consciência dessa notícia!
vou divulgar

bjs

Anete disse...

Despertar! Sempre é tempo!!
O nosso planeta geme por socorro...
Post ALERTANTE!

Abração

Roselia Bezerra disse...

Boa Tarde, querida Tetê!
O nosso último dia será inusitado e só Deus sabe quando... rs...
Bjm muito fraterno