quarta-feira, 1 de junho de 2016

Meio Ambiente - Mata Atlântica

Estamos na Semana Mundial do Meio Ambiente (30 de maio e 05 de junho). Essa data foi instituída em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, mas no Brasil, esse período foi estabelecido somente em 1981, através do decreto nº 86.028 e tem como finalidade o apoio à participação da comunidade brasileira na preservação do patrimônio natural de nosso país.
A semana mundial do meio ambiente busca chamar atenção em relação à ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização. A ONU (Organização das Nações Unidas) busca, nesse período, estabelecer e personalizar questões ambientais, possibilitando a cada indivíduo a percepção de sua responsabilidade e sobre se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.
Você já deve ter ouvido falar na Mata Atlântica, né? Ela abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km2 e estendia-se originalmente ao longo de 17 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí). Hoje, restam 8,5 % de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente. Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos atualmente 12,5%.
Essa floresta é uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta e também decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988. Vive na Mata Atlântica atualmente quase 72% da população brasileira, com base nas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2014. São mais de 145 milhões de habitantes em 3.429 municípios, que correspondem a 61% dos existentes no Brasil.
No segundo semestre de 2015 houve uma campanha de reflorestamento e eu participei, propiciando com minha contribuição, o plantio de duas árvores que foram plantadas no lote 001 das margens do Rio Uma em Taubaté/SP. Nessa primeira etapa foram plantadas 20 mil árvores e as minhas estão entre elas. Recebi certificado e o vídeo do plantio. Já que aqui não tenho como plantar, pelo menos colaboro no reflorestamento! Vejam o vídeo:



3 comentários:

chica disse...

Estamos mesmo na semana do Meio Ambiente e que bom que hajam eventos, chamando atenção da importância de preservar o pouco de nossa mata Atlântica... Que legal que participaste. Isso é DEZ! Vale muito e se cada um agir um pouquinho, pouco a pouco melhoramos e preservamos! beijo, tudo de bom,chica

Anete disse...

Que bom que vc participa dessa iniciativa, fico contente, Tetê!
Cuidar c carinho do Meio Ambiente é preciso!!

Creio que o amor à natureza venha da EDUCAÇÃO...
Bjs e uma noite boa...

Toninho disse...

Pois é Tetê, é preciso uma ação mais eficaz, que passe pela esfera da política.
Tenho assistido uma devastação desta mata pelo Brasil em nome de crescimento para
as famosas construções.
Mas todo grito é preciso e possível.
Meu abraço.