quarta-feira, 22 de junho de 2016

Mamífero raro

O saola (Pseudoryx nghetinhensis) é um bovino raro encontrado nas florestas de altitude das Montanhas Anamitas que se estendem sobre o Vietnã e o Laos. O "unicórnio asiático" foi descoberto em maio de 1992 e foi o primeiro mamífero de grande porte descoberto pela ciência desde 1937. Até hoje pouco se sabe sobre o animal: ele não existe em cativeiro e, esquivo, é raro vê-lo. 
As informações disponíveis indicam que a espécie está em um declínio em razão da caça intensa e da fragmentação de seu habitat para construção de estradas e desmatamento para madeireiras. Apesar das tentativas de conservação, nenhuma parte da área de ocorrência da espécie é efetivamente protegida da caça. O saola é listado como "Em Perigo Crítico" na Lista Vermelha da IUCN, ameaçado por "um risco extremamente elevado de extinção na natureza" o que, dada a sua raridade, significaria a sua extinção em toda parte, sem possibilidade de recuperação ou reintrodução.
Foto: WWF; matéria: ((o))eco


5 comentários:

chica disse...

Coimo sempre os animais sofrendo com a interferência humana.Mais uma! beijos, tudo de bom e Cuca estava mesmo com saudades! chioca

ZULMIRA ROMARIZ disse...

O homem sempre teve pouco respeito pelas outras criações, bjs amiga

Anete disse...

Puxa, é preciso acordar para o fato!
Obrigada pelo artigo, Tetê.
Bjs

Roselia Bezerra disse...

Boa noite, querida amiga Tetê!
Oxalá paremos de destruir o que Deus nos brindou com tanto amor!
Bjm muito fraterno

Bell disse...

Nunca tinha ouvido falar e nem se quer um nem na tv rs...

bjokas =)