sábado, 23 de abril de 2016

Problema X Solução

Mais um sábado, mais um BRINCANDO COM A CHICA! A cada semana Chica nos dá mais uma palavra bem sugestiva:


Um problema difícil

Era um problema dos grandes. A turminha reuniu-se para discuti-lo e Xexéu voltou para casa preocupado. Por mais que pensasse, não atinava com uma solução. Afinal, o que poderia ele fazer para resolver aquilo? Era apenas um menino!  Xexéu decidiu falar com o pai e explicar direitinho o que estava acontecendo. O pai ouviu calado, muito sério, compreendendo a gravidade da questão. Depois que o garoto saiu da sala, o pai pensou um longo tempo. Era mesmo preciso enfrentar o problema. Não estava em suas mãos, porém, resolver um caso tão difícil.
 Procurou o guarda do quarteirão, um sujeito muito amigo que já era conhecido de todos e costumava sempre dar uma paradinha para aceitar um cafezinho oferecido por algum dos moradores. O guarda ouviu com a maior das atenções. Correu depois para a delegacia e expôs ao delegado tudo o que estava acontecendo.
O delegado balançou a cabeça, concordando. Sim, alguma coisa precisava ser feita, e logo! Na mesma hora, o delegado passou a mão no telefone e ligou para um vereador, que costumava sensibilizar-se com os problemas da comunidade. Do outro lado da linha, o vereador ouviu sem interromper um só instante. Foi para a prefeitura e pediu uma audiência ao prefeito. Contou tudo, tintim por tintim. O prefeito ouviu todos os tintins e foi procurar um deputado estadual do mesmo partido para contar o que havia.
O deputado estadual não era desses políticos que só se lembram dos problemas da comunidade na hora de pedir votos. Ligou para um deputado federal, pedindo uma providência urgente. O deputado federal ligou para o governador do estado, que interrompeu uma conferência para ouvi-lo. O problema era mesmo grave, e o governador voou até Brasília para pedir uma audiência ao ministro.
O ministro ouviu tudinho e, como já tinha reunião marcada com o presidente, aproveitou e relatou-lhe o problema. O presidente compreendeu a gravidade da situação e convocou uma reunião ministerial. O assunto foi debatido e, depois de ouvir todos os argumentos, o presidente baixou um decreto para resolver a questão de uma vez por todas.

Ilustração: Pedro Melo

Aliviado, o ministro procurou o governador e contou-lhe a solução. O governador então ligou para o deputado federal, que ficou muito satisfeito. Falou com o deputado estadual, que, na mesma hora, contou tudo para o prefeito. O prefeito mandou chamar o vereador e mostrou-lhe que a solução já tinha sido encontrada. O vereador foi até a delegacia e disse a providência ao delegado. O delegado, contente com aquilo, chamou o guarda e expôs a solução do problema. O guarda, na mesma hora, voltou para a casa do pai do Xexéu e, depois de aceitar um café, relatou-lhe satisfeito que o problema estava resolvido.
O pai do Xexéu ficou alegríssimo e chamou o filho. Depois de ouvir tudo, o menino arregalou os olhos: - Aquele problema? Ora, papai, a gente já resolveu há muito tempo!
Pedro Bandeira, autor deste conto, é escritor. Ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro Infantil em 1986 com O Fantástico Mistério de Feiurinha (Ed. FTD).

A moral da história fica por minha conta:

Não se estresse: todo problema tem solução!

5 comentários:

chica disse...

Que legal esse conto do Pedro que usaste na introdução de tua participação! Tua frase, ótima e certinha! Lindo fds. obrigadão por brincar e tuuuuuuuuuuudo de bom,bjs, chica

Anete disse...

Olá Tetê... Vc sempre com boas ideias e dividindo muito bem c a gente!
Sua participação ficou ótima e criativa...
Todo problema tem solução! Precisamos de calma e quietude, rsss...

Bjs e boa noite de sábado...

Gracita disse...

Como sempre brilhante nas introduções você nos brindou com este conto fantástico
E para que tanto estresse? A solução do problema sempre vem. Basta aquietar o coração e pensar com serenidade. Magnífica participação Tetê
Uma linda semana
Beijos

Maria Luiza disse...

Pensar que é bem assim a enrolação toda! Ando enojada com os politiqueiros, com o molusco e a vítima chorona! E pensar que outro rabudo vai ficar no poder! Tetê, gostei do empurra, empurra! Forma inusitada de se chegar à frase! Beijinhos, tudo de bom e linda semana!

Ane disse...

Ei Tetê,fiquei aqui rindo com o final da estória... e com uma baita curiosidade em saber:que problema era esse afinal???KKKK... Cá pra nós, que bom seria se os problemas de nossas comunidades,bairros,ruas...fossem resolvidos assim,com interesse real dos politicos.Quem dera,em?Beijos nas bochechas!