segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Diário de Bordo

Aqui estou para contar como foram meus dias de férias: sim, aposentado também tira férias! Um ano se passou desde o último Encontro de Correspondentes e a expectativa era grande... Dessa vez a festa da amizade começa seis dias antes com o Pré ENCORR. Dia 22/8 eu e Beth fomos rumo a Macaé de onde embarcamos para Vitória ES. Muitas obras no caminho, um pouco de retenção, o que tornou a viagem mais lenta; as 20h+ou- chegávamos na rodoviária de Vitória. Nos alojamos no hotel, lanchamos e ficamos esperando o pessoal do grupo que havia saído para jantar. Por volta das 22h eles chegaram e foi só correr pro abraço! Nesse grupo éramos em 25 pessoas.
Dia 23/8, após o café da manhã fizemos um tour por Vitória e Vila Velha. Após o tour o grupo dispersou: uns queriam ficar na praia, uns queriam almoçar moqueca capixaba... eu, Beth, Neri, Dita, minha xará Tetê e Lud optamos por almoçar no shopping. No hotel era difícil conseguir taxi (nunca vi disso...) e, corajosas que somos, fomos e voltamos de ônibus! E foi ótimo! Almoçamos bem, circulamos no shopping e rimos muito! Aliás, esse era o nosso forte! O povo foi chegando aos poucos e os boêmios nem vimos quando chegaram!
Dia 24/8, tomamos café da manhã a jato, pois precisávamos estar as 6:30h na estação para embarcar no trem Vitória - BH. Piuí... piuí... piuí... ô trem bão dimais! Muito conforto, paisagens lindas e, como não podia deixar de ser, uma farra boa demais! Almoçamos no trem e as 13h desembarcamos em Governador Valadares onde um micro ônibus nos esperava para mais um tour! Subimos ao Pico da Ibituruna: subida íngreme, muita adrenalina! Mas a vista... de tirar o fôlego! Na descida, paramos no Vale Silvestre, um misto de pousada, acampamento de férias, lago, piscinas, muito verde... um local muito bonito e agradável! As 18:30h chegávamos ao hotel mortas com farofa. A maioria optou por sair para jantar num local com música ao vivo e eu, Beth, Lud, Dita e Neri preferimos pedir algo e comer ali mesmo no varandão do restaurante do hotel. Pra variar demos boas gargalhadas com o caldo de pinto que constava no cardápio e foi bem apreciado pela Dita e pela Neri!
Dia 25/8, pela manhã eu e Beth fomos fazer o reconhecimento do entorno do hotel e às 13h embarcamos para a segunda etapa da viagem de trem, chegando a BH por volta das 20h. Nos alojamos no hotel e saímos para jantar. Em BH o grupo aumentou, pois alguns amigos que foram para o ENCORR já haviam chegado e o papo rolou até as 23h+ou-.
Dia 26/8, saímos cedo rumo a Brumadinho, conhecer o Inhotim! Quem ainda não conhece, tem que conhecer! Muita andança, sobe e desce, muito verde, muita arte contemporânea... Almoçamos lá mesmo e a tarde continuamos a visita. Chegando ao hotel, comemoramos o aniversário da Luzia de Rio Claro, que fez essa maravilhosa programação do pré ENCORR. A noite o pé da Beth, que até então estava comportado, começou a doer e optamos por ficar no hotel. Pedimos pizza e aproveitamos para finalizar as lembrancinhas que levamos.
Dia 27/8, saímos cedo rumo a Lagoa Santa - Parque do Sumidouro, onde visitamos a Gruta da Lapinha que eu ainda não conhecia! Descendo até a entrada da gruta as guias iam contando a história do parque, muito interessante! Tivemos que usar equipamento de segurança e dentro da gruta as guias davam todas as informações. Foi muito bom! De Lagoa Santa fomos direto para Codisburgo. Um trecho em estradas secundárias, percurso cansativo, mas coroado com um almoço espetacular! Reabastecidos e novamente cheios de energia seguimos para a visita a Gruta de Maquiné. Essa foi a minha 4ª visita e quantas vezes eu tiver oportunidade voltarei! Estávamos com o tempo contado para chegar ao Museu Guimarães Rosa e nem foi possível visitar as lojinhas de lembranças... Mas valeu a pena abrir mão do consumo, pois a casa de Guimarães Rosa é história viva e o armazém do pai dele é uma gracinha! Pegamos a estrada de volta na hora em que o entorno de BH dá nó! Deu até pra tirar um cochilo, o que foi muito bom, pois chegando ao hotel tomamos banho e fomos caminhando até o shopping para lanchar. Éramos em 10 e quase não chamamos atenção... cuiabanos, cariocas, paulista, pernambucana: um mix de sotaques e haja risada!

Dia 28/8, às 12h+ou- fazíamos o check-in no hotel onde se realizou o ENCORR. Largamos a bagagem no apartamento e saímos para almoçar. Durante o almoço descobrimos que num supermercado próximo ao hotel vendia Mate Couro e, claro, fomos às compras! Trouxe um estoque que espero dure um bom tempo! Se você for a BH e quiser me trazer um presente, traga Mate Couro porque eu amo! As 15h nos reunimos para o coffee break, o primeiro contato de todos os 75 participantes deste ano. Ambiente descontraído, o que tornou esse primeiro momento muito agradável! As 19h jantamos e seguimos para a abertura oficial do 19º ENCORR. Todos se apresentaram, recebemos os kits e sorteamos o amigo secreto. A festa terminou com uma bela apresentação da turma de PE.
Dia 29/8, depois do café da manhã, saímos para Congonhas: tivemos um guia sensacional que nos deixou muito bem informados. Tivemos tempo para as fotos e garimpar as lojinhas de lembranças. Depois do almoço voltamos para BH. Banho, cochilo e já era hora do jantar dançante, com música ao vivo e bingo. A surpresa dessa noite foi a visita da Creusa e  Juracy que jantaram conosco.
Dia 30/8, após o café da manhã, saímos para a Feira de Artesanato e nos dispersamos. Compramos os presentes de nossos amigos secretos e mil e uma bobaginhas! Aproveitamos para comer o pastel de angú que é realmente uma delícia! De volta ao hotel, almoçamos e saímos para o city tour: Praça do Papa (onde fizemos uma foto do grupo todo), Praça da Liberdade e Complexo Arquitetônico da Pampulha onde fizemos mais uma foto do grupo completo e fomos brindados por um belíssimo por do sol! Chegamos ao hotel, banho, jantar e, infelizmente, hora de encerrar o encontro! Revelação do amigo secreto, flashes... muitos flashes, performance dos cuiabanos, os anfitriões passam as bandeiras para o Estado que organizará o próximo encontro e para a tristeza não tomar conta, terminamos disfarçadamente com um bolo e refri. Quem vai pra casa de madrugada já se despede...
Dia 31/8, durante toda a manhã despedidas e o saguão do hotel vai esvaziando... Eu e Beth só embarcaríamos a noite, fizemos o check-out e deixamos nossa bagagem no maleiro do hotel. Fomos até o Mercado Municipal para as últimas comprinhas... Almoçamos e ao retornar ao hotel encontramos algumas cuiabanas que esperavam a hora de ir para o aeroporto. Fomos as últimas a deixar o hotel e, enquanto aguardávamos na rodoviária, reencontramos Julinho! Um anjo bom que nos ajudou com a bagagem nos deixando embarcadas! Saímos de BH as 19:15h +ou- e as 05:45h+ou- chegávamos em Cabo Frio onde pegamos um taxi e as 06:30h+ou – entrávamos em casa, mortas com farofa!

Foram dias maravilhosos, tudo muito bom, eu me diverti muito! Só tenho a parabenizar e agradecer a Luzia - pelo pré ENCORR e a Leila, Marcia, Wilton e mamis Lurdes pela acolhida no ENCORR. Aos 73 amigos, meu até o Piauí! Deus nos permita estar todos lá e, se possível, alguns que não puderam ir neste ano! Os novatos serão muito bem recebidos - isso é uma direta pra você Rosélia!

E assim termina mais um ENCORR. Me sentindo ainda nas nuvens relato minhas aventuras, já na expectativa de receber a ficha de inscrição para o do ano que vem! Planos, muitos planos borbulham sobre o que faremos antes e/ou depois... E vamos em frente que atrás vem gente!
As fotos estão no álbum bem acima, na coluna da esquerda! É só curtir!

Editando em 09/9: não sei o motivo, mas o album não está ampliando as fotos... para vê-las em tamanho real, click aqui


12 comentários:

Roselia Bezerra disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (obrigada pela indireta, quando resolverem fazer num Estado que não conheço, conte comigo, rs...)

Olá querida Tetê
Menina, haja fôlego e gosto do pique que as aventuras nos inspiram desde que sejam assim mansas sem muita adrenalina...
Amanhã vamos botar ouvidos e boca pra contar tudinho, viu?
Bjm fraterno

Gracita disse...

Oi Tetê
Viajei com você por todos estes locais de Minas que eu conheço bem pois morando a vida toda aqui não poderia ser diferente;
Que pena que o trem não pára na minha cidade mas fiquei muito feliz de saber que passou por aqui minha amiga. Lindo encontro e momentos felizes e de muita descontração
As fotos... lindas!!! Amei!!!!
Beijos e carinhos amiga

chica disse...

Tetê, que beleza que foi tudo isso! E a cada dia, atividades deliciosas. A viagem de trem deve ter sido o máximo. Inhotim, vi em fotos e deve ser imperdível. A bagunça foi amimada, passeios ,feirinha, tudo que gostamos! E agora ,continua a sonhar com PIAUI! Vais ser legal! beijos, chica ( não achei meu post que pediste...)

Anete disse...


Olá Tetê!
Passeios ótimos e bem marcados com lindas fotos!
Alegro-me em saber deste ENCONTRÃO... Imagino que seja divertido e altamente adrenalado!... Rsss...

Faço ideia das alegrias guardadas e relembradas na volta...

Beijos e abraços...

Verena disse...

Bem vinda, Tetê querida
Li com grande interesse o relato das suas férias.
Achei o máximo!
É muito bom viajar, né?
Gostaria de estar aí para colocarmos o papo em dia pessoalmente...rs
Peguei uma virose maluca e, só depois de ter visitiado o terceiro médico, me sinto bem melhor.
Aqui está a postagem que você me pediu:
http://meusanjosadorados.blogspot.com.br/2015/08/anjos-confianca-virtual.html
Tenha uma ótima semana,amiga
Beijinhos mil para você e Rosélia de
Verena e Bichinhos.

Evanir disse...

Um pouco mais cedo e com muitas saudades
venho convidar você para uma
visitinha na minha postagem.
Mesmo em meio as aflições temos que louvar
a Deus pela nossas vidas.
Comemorar é reunir com nossas amizades,
que a dez anos muitos vem comemorando comigo.
Eu tenho muito a agradecer a Deus por mais um ano
pelo milagre da vida.
Na verdade no decorrer desse ano nasci de novo
após uma cirurgia.
Gosto muito de falar as benção que recebo
para lembrar que temos um Deus por nós.
Pode ser grande a nossa luta ,
mas grande mesmo é nossa vitória.
Obrigada por tudo.
Feliz semana .
Beijos carinhosos...
Evanir....
PS..Se for do seu agrado deixei
mimo na postagem.

Clau disse...

Oi Tetê :)
Gostei muito das fotos, e me diverti
lendo seu diário de bordo!
Quanta emoção e divertimento hein?!
Ah, como é bom tirar férias, e estar ao lado de
pessoas especiais.
Boa semana. Beijos :)

Zilani Célia disse...

OI TETÊ!
LEVEI UM SUSTO QUANDO VI EM TEU QUADRO DE SEGUIDORES E EU AINDA NÃO FAZIA PARTE, AGORA ESTOU ALI.
AMIGA, COMO DEVES SABER ESTOU DE NETINHO NOVO, AGORA FILHO DE MINHA FILHA E TENHO ESTADO BASTANTE JUNTO, ENTÃO COM MENOS TEMPO PARA BLOGAR, POR ISSO PARA NÃO FICAR SEM FAZER PARTE DA FESTA DA ROSÉLIA, SÓ POSTEI O SELINHO SEM TER FEITO UM POST COMEMORATIVO, MAS, ELA ENTENDEU.
ACHEI TUAS FÉRIAS MARAVILHOSAS, ESTES ENCONTROS SÃO DEVERAS GRATIFICANTES, TOMARA QUE NO PRÓXIMO ANO SEJA MELHOR AINDA.
ABRÇS
-http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

Oi Tetê!
Mas que viagem incrível para o Encontrão
pelas Minas Gerais, que amo de coração.
Aproveitei cada momento com você...
Deve ter sido muito divertido mesmo!
Obrigada da postagem!
Um beijão, tudo de bom!
Mariangela

O Profeta disse...

No embalo da tua fina


Às vezes é preciso acordar o silêncio da memória
Ou esperar pelo adormecimento inadiável
Com o gesto sereno e demorado da ternura
Com o acordar do amor rompendo o improvável

Passei para te desejar um radioso fim de semana

Doce beijo

Marineide Dan Ribeiro disse...

Gostei muito de ler seu relato...Coisas boas merecem ser registradas...Essas lembranças ficarão para a eternidade!

Um grande abraço!

Ane disse...

Voltei pra ler com calma seu relato e roteiro de viagem!Muito bom!Fiquei curiosa em saber mais da gruta de Maquiné e do Mate couro..é o mate de fazer chá?Agora vou ver as fotos!
Ah sim! Roselia me colocou na lista de participantes, mas acabei não participando pois já tinha passado o período pra isso...