segunda-feira, 27 de abril de 2015

Chuva ácida: você sabe o que é?

A chuva ácida é formada por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis. Quando chegam a terra no formato de chuva ou neve, estes ácidos danificam o solo, as plantas, as construções históricas, os animais marinhos e terrestres; ela pode até mesmo causar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar algumas espécies de animais e vegetais. 


Causando a poluição de rios e fontes de água, a chuva ácida pode também prejudicar diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças do sistema respiratório.
Este fenômeno tem crescido significativamente no Brasil, Rússia China, México e Índia. O setor industrial destes países tem crescido muito, porém de forma descontrolada, afetando negativamente o meio ambiente. Nas décadas de 1970 e 1980, na cidade de Cubatão (litoral de São Paulo) a chuva ácida causou muitos danos ao meio ambiente e aos moradores; os ácidos poluentes lançados no ar pelas empresas, estavam causando muitos problemas de saúde na população da cidade. Foram relatados casos de crianças que nasciam sem cérebro ou com outros problemas físicos.
A chuva ácida também causou desmatamentos significativos na Mata Atlântica na região da Serra do Mar. Estudos feitos pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza) indicaram que nos países ricos o problema também ocorre. No continente europeu, por exemplo, estima-se que 40% dos ecossistemas estão sendo danificados pela chuva ácida e outros tipos de poluição.
Curiosidade: o termo chuva ácida foi usado pela primeira por Robert A Smith, na Inglaterra durante a Revolução Industrial (meados do século XIX).
texto do site todabiologia.com


4 comentários:

✿ chica disse...

Aprendendo e relembrando com Tetê.Muito bom! Linda semana(sem chuvas de jeito algum,rs) bjs chica

Anete disse...

Tetê, gosto muito de chuva, mas não dessa...
Foi bom ler e refletir sobre o assunto agora...
Gosto de Chuva de Bênçãos/hino, conhece?!

Beijos e uma noite bem sossegada...

Bell disse...

Aprendi mais aqui.

Deixo tb chuvas de bençãos na sua vida hj =)

Brisa Petala disse...

BOM DIA QUERIDA TETE
Vivendo e aprendendo.Deixo para ti bençãos de amor. Um beijinho e uma terça perfumada.