quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Dia Nacional de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra; eram festivais em agradecimento às boas colheitas realizadas no ano. O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts; os colonos que fundaram a vila em 1620, depois de más colheitas e inverno rigoroso tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a festa foi marcada no início do outono 1621. Homens de Plymouth mataram patos e perus; outros alimentos que faziam parte do cardápio eram peixes e milho. Cerca de noventa índios também participaram do festival e todos comeram ao ar livre em grandes mesas.


Tanto os Estados Unidos e no Canadá, Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares; o prato principal geralmente é peru, além disso, os cookies também são muito tradicionais nessa data.

Aqui no Brasil, o então presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro.
Certamente, temos muito a agradecer a Deus, pois em nossas vidas muitas graças acontecem, por mais que às vezes as vozes do ceticismo e da desesperança queiram falar mais alto em nós. Deus, nosso criador, quer que seus filhos vivam em Paz, como irmãos. Se esta é a vontade do Criador, quem somos nós para desafiá-la?

A celebração do Dia de Ação de Graças é um convite para todos os líderes religiosos, lideranças políticas, operários, industriários, agricultores, educadores, alunos para despertar em todas as pessoas e comunidades o sentimento da gratidão. Todos os seres humanos são convidados a bendizer a DEUS, Criador e Pai, conforme diz o cântico do profeta: “Bendizei o Senhor, obras do Senhor (Dn 3,57).



Intensifiquemos neste dia especial nossa gratidão, pois um coração agradecido é um coração de esperança e de paz. Participe dessa celebração, agradeça ao maior presente: a vida.
Pe. Roberto Carlos 


6 comentários:

Anete disse...

Louvar, agradecer e celebrar a VIDA!

Ações de Graças ao Senhor! Ele é a nossa SUFICIÊNCIA E PLENITUDE!

Beijos...
Boa Noite...

Clau disse...

Oi Tetê,
Muito bom e informativo seu post!
Inúmeros brasileiros adoram um Halloween,
e dessa comemoração nunca esquecem,
então bem que poderiam celebrar também o dia de Ação de Graças,
que é tão importante.
Afinal esta comemoração,
não está ligada a nenhuma religião específica,
e agradecer é sempre bom!
Façamos nossa parte.
Bjs!

Luma Rosa disse...

Sejamos gratos sempre, Tetê!
Nem sabia que no Brasil também comemora-se o dia de ação de graças! Acredito que por aqui esteja restrito as religiões protestantes, não?
Beijus,

Maria Luiza disse...

Tetê, certo a sua pesquisa! Ainda bem que trouxeram também para o Brasil essa data e não só o Halloween. Render graças ao Senhor e dar-lhe louvores sempre. Abração!

chica disse...

Que legal,Tetê e dar graças sempre.Temos motivos vários! Um bj e obrigadão! Voltamos agora da festinha! Tri boa! bjs, chica

Edite Lima disse...

"Em tudo dai graças "
Dai graças ao Senhor porque Ele é bom , pois eterna é a sua misericórdia "
Sim , com certeza, tetê temos muito a agradecer. Agradecer faz parte de nossa "gentileza" com Deus. Bjks. BFDS.