terça-feira, 28 de outubro de 2014

SOCORRO!


A partir de 19 de agosto, entramos no cheque especial. Dados divulgados ontem (27) mostram que em 8 meses a humanidade usou todos os recursos naturais disponíveis para os 12 meses do ano. A análise, intitulada Dia da Sobrecarga da Terra, é calculada desde 2000 pela Global Footprint Network. Todo ano a data da conta em vermelho chega mais cedo. Os cálculos afirmam que seriam necessários 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial. O Brasil não fica atrás: consume acima de 50% da capacidade anual do planeta. O consumo médio de recursos renováveis do País equivale a 1,6 planetas.
Para Maria Cecilia Wey de Brito, CEO do WWF-Brasil, ONG parceira da Global Footprint Network, o cidadão deve repensar seus hábitos de consumo: “Temos que entender que tudo isso afeta diretamente o meio ambiente e também a vida das pessoas, de cada um de nós. O cidadão pode fazer a sua parte adotando uma postura crítica e melhorando os seus hábitos de consumo. O poder público, por sua vez, é responsável por planejar e implementar políticas públicas de mitigação, como transporte público menos poluente, instalação de ciclovias e planejamento ambiental. Na outra ponta, as empresas têm o papel de melhorar suas cadeias produtivas oferecendo aos consumidores produtos mais sustentáveis”, explica. A grande maioria da população mundial (85%) vive em países que demandam mais da natureza do que os seus ecossistemas podem renovar.
O uso dos recursos naturais acima da capacidade da Terra é um dos principais desafios do século; é um problema tanto ecológico quanto econômico. Países com déficits de recursos e baixa renda são ainda mais vulneráveis. Até mesmo países de renda per capita alta, que tem a vantagem financeira de se bloquearem dos impactos mais diretos da dependência de recursos, precisam saber que uma solução a longo prazo exige abordar essas dependências antes que se transformem numa situação de crise econômica”, afirma Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network.
((o))eco


6 comentários:

chica disse...

PUXA!!! Que coisa!Que esse alerta sirva para conscientizar as pessoas e todos nós! bjs, chica

Verena disse...

Não sabia, Tetê
Muito grave isso!
Obrigada pela participação na Frase Fofura.
Ficou muito bonitinha...rs
Um beijinho para tí e o meu carinho.
Verena e Bichinhos

Clau disse...

Oi Tetê :)
Pôxa isso é grave, e traz prejuízo não só econômico, mas principalmente humano.
Quando acabarem as reservas naturais, talvez os humanos
pensem em fazer uso responsável dos recursos naturais...
Mas aí pode ser tarde demais.
Muito bom seu post informativo.
Bjs!

ZULMIRA ROMARIZ disse...

É Tetê, somos maus inquilinos,
qualquer dia o dono da casa«terra»
despeja-nos com toda a legitimidade,
beijo amiga

Anete disse...


Um bom ALERTA, Tetê!
Penso que a conscientização vem da EDUCAÇÃO, será?!
Um beijo...

Bell disse...

O homem precisa abrir os olhos e enxergar o que ele anda fazendo.

bjokas =)