quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia de reflexão...

Hoje é Dia do Professor e as homenagens são muitas e merecidas. Como esquecer nossos professores, em especial os dos primeiros anos de escola onde tudo era descoberta! Parabéns professores pelo seu dia e saiba que, embora os governantes não os valorize, Deus os tem em alta estima e os abençoa abundantemente! 


Mas hoje é também o Dia do Consumo Consciente e nem todo mundo sabe disso...


O Dia do Consumo Consciente é uma data nacional e foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009 para despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos e insustentáveis ora praticados.
No Dia do Consumo Consciente, o Ministério do Meio Ambiente chama a atenção da população sobre a necessidade de consumir respeitando os limites do planeta. Nós, consumidores, precisamos estar bem informados para fazer escolhas mais sustentáveis e optar pela forma correta de descartar os resíduos. Comemorar essa data tem a proposta de despertar a consciência nos consumidores sobre os problemas socioambientais que os padrões atuais de produção e consumo estão causando.

DICAS SUSTENTÁVEIS

#repensar sobre a real necessidade de se adquirir determinado produto. Se optar pela compra, escolha sempre os produtos originais e solicite a nota fiscal. Somente no comércio legal pode-se buscar igualdade nas competições de mercado.
#importante verificar onde o produto foi fabricado. Quanto mais próximo de nossa casa, melhor. Ao comprar um produto oriundo da economia local, estamos ajudando a fortalecer essas empresas e colaborando para o desenvolvimento da região.
#privilegie produtos duráveis.
#evite o desperdício de alimentos.
#ao descartar os resíduos, é importante checar o que pode ser reutilizado e reciclado, praticando a coleta seletiva.
#para o transporte dos itens, a sugestão é evitar o uso de sacolas plásticas descartáveis e privilegiar as sacolas duráveis e retornáveis.
#na hora de construir também dá para ser sustentável. Escolha o local onde dê para aproveitar a luz do sol, use materiais de menor impactos ambientais, calcule a quantidade de material para evitar desperdício, prefira tintas não tóxicas.


Essas e outras informações estão disponíveis na cartilha “Pequeno guia de consumo em um mundo pequeno”. Outras informações sobre direitos e deveres podem ser encontradas no Código de Defesa do Consumidor. 
Tinna Oliveira


5 comentários:

Verena disse...

Sábias e úteis dicas, Tetê
Obrigada pela gentil visitinha, viu?
Um beijão
Fique bem!
Verena e Bichinhos

lia disse...

Oi Tetê não sabia do dia de hoje ser tb do Meio Ambiente.Compartilharei esta imagem colocando no facebook. Gostei de tua homenagem ao Professor(agradeço a minha parte...hehehe) e as dicas de consumo consciente.
Obrigada.
Abraço carinhoso.

Clau disse...

Oi Tetê :)
Não sabia que hoje
é Dia do Consumo Consciente,
achei as dicas muito válidas.
Desacelerar o desperdício,
é o que toda pessoa deveria fazer.
Ah, gostei da homenagem ao dia do professor!
Bjs!

chica disse...

Uma coisa tem a ver com a outra. Os professores merecem seu dia e ter respeito, gratidão sempre. Pòr sua vez, eles mesmos ajudam a reforçar os princípios básicos do consumo consciente, que em casa deve ser dado o exemplo e reforçado na escola! bjs, tudo de bom,chica

Anete disse...

Pra se viver de bem c a vida, precisamos aprender a não desperdiçar e a não consumir compulsivamente...

Viva o Dia dos Verdadeiros Professores! Tive uns que me marcaram negativamente, mas, águas passadas... Rsss!

Bjs e boa noite...