sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Assumindo a responsabilidade

O elefante, o cavalo, o cachorro, o gato, o coelho e o rato estavam fazendo um passeio pela floresta. Bichos de todos os tamanhos e de todos os temperamentos, mas numa relativa convivência de paz. Eis que chegaram num pedaço de mato muito espesso, muito intrincado e quase impenetrável onde estacou a caravana, sem saber o que fazer para atravessar aquele emaranhado de mato, cipó e de espinho.
Houve muitas deliberações e muito jogo de empurra: “Vá você que é mais miúdo”; “Não, vá você que é mais forte”; mas, como sempre acontece, a voz do mais forte fala mais grosso e assim foi resolvido: “Você, ratinho, vai à frente abrindo o caminho; é o mais pequenino e assim encontra menos obstáculos. Em seguida irá o coelho, depois o gato, depois o cachorro, em seguida o cavalo, e por fim o elefante, seguindo-se a ordem do tamanho”.

A solução encontrada pelos bichos foi ditada por quem?
Pela ignorância? Por que o elefante não foi na frente?; Pela prepotência? Por que o mais fraco sempre apanha?; Pelo individualismo? Por que cada um por si? Pela falta de liderança? Quem puxa a fila não é o líder? Pela covardia? Por que a gente costuma sempre empurrar a responsabilidade para o outro?


Qual a sugestão que você daria para os bichos?
Clóvis Bovo


4 comentários:

Anete disse...

Juntos somos mais fortes! A união faz a força e unidos venceremos!...
Nunca esqueço um livro que li: A Revolução dos Bichos/George Owell... Lembrei dele agora c a sua mensagem...
Bom fim de semana... Muita paz e saúde...

Clau disse...

Oi Tetê :)
Os bichos bem que poderiam desbravar o caminho difícil juntos,
sem essa de um por vez!
Bom fim de semana, bjs \o/

chica disse...

Sempre a força vem da união! De volta, bjs e tudo de bom,chica

Anne Lieri disse...

Que história legal,Tetê! Teriam que ir juntos, cortando o mato e abrindo caminho. Linda lição de vida! bjs e bom fim de semana,