terça-feira, 29 de julho de 2014

Ideias mirabolantes

A Royal Society (academia britânica de ciências) está estudando uma série de propostas inusitadas para reduzir o impacto do aquecimento global sobre a Terra, incluindo a colocação de espelhos no espaço para desviar raios solares. Vários projetos de "geo-engenharia" foram apresentados. Além dos espelhos, outros cientistas sugeriram estimular o crescimento de algas nos oceanos para absorver dióxido de carbono, ou borrifar "sprays marítimos" sobre as nuvens para que elas fiquem mais brancas e possam refletir os raios solares.


A Royal Society afirma que todas as propostas - não importa o quão mirabolantes - têm de ser propriamente analisadas. Mas grupos ambientalistas alertam que as soluções tecnológicas não devem desviar a atenção do problema de reduzir a emissão dos gases que provocam o efeito estufa. Um grupo de engenheiros e cientistas que estudam o clima deve analisar os projetos e publicar um relatório em meados do ano que vem. Entre as ideias também está semear partículas na atmosfera para atuar como um bloqueador solar planetário.
O objetivo do estudo é providenciar o primeiro passo útil para definir os parâmetros e limitações dessas ideias e oferecer recomendações sobre quais merecem maior atenção. Em muitos casos, algumas das propostas podem ter efeitos danosos não intencionais ao meio ambiente. Um dos objetivos do grupo é investigar esses potenciais efeitos colaterais e estabelecer que tipo de pesquisa deve ser encomendada.
Délcio Rocha 


3 comentários:

chica disse...

Até mesmo pensando em agir para ajudar o ambiente e planeta, podemos estar fazendo o contrário! Interessante estudo! bjs praianos,chica

Clau disse...

Boa noite Tetê :)
Se os benefícios forem maiores que os efeitos colaterais,
então está valendo!
Gostei dessas ideias...
Bjs \o/

Bell disse...

Muito importante, o Planeta precisa deste alerta.

bjokas =)