quinta-feira, 22 de maio de 2014

Você sabia?

O Graf Zeppelin foi o primeiro dirigível a cruzar a linha do Equador, no dia 22 de maio de 1930, inaugurando o tráfego aéreo entre a Europa e a América Latina. Cinco dias antes, no dia 18, o Zeppelin havia partido de Friedrichshafen (Alemanha) com destino ao Brasil. Cerca de 15 mil pessoas se aglomeraram nas ruas do Rio de Janeiro, olhando espantadas para o céu e aplaudiram a chegada do imenso e estranho “objeto voador”. Com 235 metros de comprimento, 30 de diâmetro e pesando 58 toneladas, o Zeppelin trouxe a bordo 19 passageiros e 43 tripulantes. A passagem aérea entre Brasil e Alemanha, na época, era 20 contos de réis. A velocidade do “monstro voador” era considerada “incrivelmente rápida”: 128km/h. (pesquisa na net)

E hoje, além dessa viagem histórica, comemora-se também o Dia do Abraço!



O abraço é um forte aliado no combate à depressão. Pesquisa realizada pelo psiquiatra Harold Voth, da Universidade do Kansas, mostra que o abraço pode ativar o sistema imunológico e, a hemoglobina do sangue aumenta quando a pessoa é abraçada; é esse aumento que acelera a recuperação do enfermo, pois leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos do corpo, inclusive coração e cérebro.

Outra pesquisa, feita pela Universidade da Carolina do Norte, mostra que a pessoa estressada, ao ser abraçada, tem o nível de cortisol (hormônio responsável pelo estresse) diminuído, e entram em ação a serotonina e dopamina, fazendo com que a pessoa se sinta confortável e feliz. Portanto, abrace mais e deixe-se abraçar! (Revista Vida e Saúde)


2 comentários:

chica disse...

Niver do Zeppelin então! E deixo um abração daqueles bem de unir corações,que é o que vale! bjs,chica

Clau disse...

Oi Tetê :)
Que emocionante essa viagem histórica!
E gostei de ler também sobre essas duas pesquisas sobre os efeitos terapêuticos do abraço.
Adorei o post!
Um grande e forte abraço à você. \o/