terça-feira, 1 de abril de 2014

Pega na mentira! Mas sempre com otimismo...

Hoje é 1º de abril! Tenho boas (e outras nem tão boas) recordações do tempo de escola desse dia... E trote pelo telefone? Era o açougue, a padaria, a barbearia, ninguém escapava! rs...rs...rs... A gente cresce e perde a graça!


Mas, o Dia da Mentira, ou Dia do Trote, surgiu na França. Pelo menos, é o que dizem... (será mentira?) Não há consenso sobre a origem da data, mas a tese mais aceita dá conta de que surgiu em 1564, quando Carlos IX, rei da França, determinou a adoção do calendário gregoriano, com início em janeiro; antes, o ano novo era celebrado em 1º de abril.
Alguns franceses resistiram à mudança, ou simplesmente se esqueceram dela, abrindo caminho para que brincalhões pregassem peças como enviar presentes esquisitos e convites para festas de mentira em 1º de abril. A tradição se espalhou pela Europa e foi trazido para o Brasil pelos portugueses. (Almanaque de Cultura Popular Brasil)


Na quinta, a comemoração do niver da Larissa foi boa demais! Pena que a Patricia e a Marinalva não foram, ficaram com medo da chuva e, nem choveu! Uma dúvida na hora de escolher o sabor da pizza... éramos quatro e pedimos uma pizza grande meio calabresa e meio frango com catupiry e, na promoção de meio de semana, ganhamos uma brotinho de banana com canela! Só nós na pizzaria, o movimento é de entrega em casa e já quando estávamos acertando a conta, chegou um casal. Atendimento VIP! E a gente bem à vontade para falar bobagens e rir até doer a boca! Na última quinta desse mês, tem mais!




No sábado, minha sobrinha-afilhada veio aproveitando que não teve aula e mostrar suas criações artísticas! Ela concluiu Direito, mas não tem nenhuma vocação pra coisa. Começou um curso de computação gráfica e está fazendo animações lindas! Eu me apaixonei pelo “saco de farinha” que tem sentimentos! A coisa mais fofa! Olha um dos primeiros trabalhos dela GRAFITANDO A SAUDADE.
No domingo ela ia almoçar conosco, mas a mãe dela ficou enchendo o saco e ela foi sem almoçar. Nós aqui rompemos relações com a mãe dela (persona non grata). Todos nós já estávamos engolindo ela à seco, mas minha mãe, Santa Nilzinha, que sempre perdoa e acolhe e nos obrigava a recebê-la, caiu na real e se juntou a nós! Eu até achei que ela vinha junto com a filha e aí como não recebê-la, né? Mas ela se mancou e não veio, ficou só enchendo o saco pelo telefone!
E, fechando o post, compartilho uma mensagem:


 Você é uma pessoa otimista ou pessimista? Se o trabalho de pensar positivo é o mesmo de se pensar negativo, por que não encher os pensamentos de coisas boas? Se você tem tendência ao pessimismo, comece a substituir as reclamações pela certeza de que tudo dará certo. Maturidade e desenvolvimento espiritual ajudam nessa mudança. A partir de hoje, procure motivos para sorrir todos os dias; sorria mais e chore menos!” Gisele Peralta


9 comentários:

chica disse...

Hoje nem mais se veem as brincadeiras com o dia da mentira. è TODO DIA, perdeu a graça,rs Lindos trabalhos da tua sobrinha!Adorei,muito talento! E fez bem em largar o Direito, mais torto e sujo que pau de galinheiro! Sei bem disso e por isso abandonei!

Pizza com cara boa e pizzaria só pra vocês muito legal! beijos,tudo de bom,chica

Ane disse...

Ei Tetê,esta pizza tá com uma cara boa demais,me deu até vontade de pedir uma!!E o trabalho de sua sobrinha tá muito legal,viu?Gostei da explicação sôbre o 1 de abril e a mensagem final fechou com chave de ouro!Beijocas!

Verena disse...

Olá Tetê
Gostei de saber sobre o 1o de abril
E esta pizza me deu água na boca, hein?
E sua sobrinha tá de parabéns, viu?
Um beijinho de boa noite para você
Verena e Bichinhos

Clau disse...

Olá Tetê!
Eu não sabia a 'origem do dia da mentira', gostei de ler.
Fotos animadas hein?! Muito bom se reunir pra comemorar, comer e conversar!
(São bem legais os grafites da sua sobrinha!)
Olha, sou otimista. Sempre acredito que tudo vai dar certo, e enquanto há fôlego de vida há esperança!
Um ótimo dia pra vc \o/

Anne Lieri disse...

Tetê,gostei da explicação sobre o dia da mentira,não sabia! Blog tb é cultura!...rss...e parabéns á Larissa pelo seu dia! Pelo jeito vcs agitaram o restaurante! Vou lá no blog da sua sobrinha pra ver os trabalhos dela. Bjs e ótimo dia!

Edite Lima disse...

É Tetê, bons momentos esses em família. É coisa prá se guardar e rir mesmo até "entortar a boca" ou aumentar as rugas rsss. Bela mensagem final. Tem tudo a ver com o post que deixei lá no meu kantinho hj. "Decidir" > depende de vc decidir ser feliz... Bjs e fk com Deus.

Equipe Carlos Hamilton disse...

Oi Tetê eu ainda prefiro a verdade por mais que seja uma brincadeira.
Agora, que pizza é esta, minha amiga? Salivei Rss.

Abraços

Ani Braga disse...

Um lindo final de semana pra você, recheado de coisas boas...

Beijos

Ani

Luma Rosa disse...

Oi, Tetê!
Adorei a mensagem da Gisele Peralta! Como tem gente nesse mundo para nos encher o saco e se travestem de bons só para se aproximar e ter mais alguém para jogar os problemas em cima. Com diz o popular "Mala sem alça". Coitada da sua sobrinha ter que aturar a mãe. Tenho por mim que para essas pessoas falta uma "química" no cérebro, pois elas não se tocam, mesmo que falem diretamente para elas - são intransigentes e sempre estão com a razão - Por amor à sua sobrinha, talvez você tenha que aturar a dita cuja! Mas nada como encontrar com as amigas e esquecer as problemáticas da vida!
Que saudade de pregar mentiras na infância!! E a gente acreditava que estava convencendo!! :D
Bom fim de semana!!
Beijus,