sábado, 16 de novembro de 2013

Papo sério no feriado!

A maioria dos programas de TV atualmente apresentam matérias sobre emagrecimento e corpo perfeito e, em quase todos, surge o glúten como vilão. “Tire totalmente o glúten de sua vida e você emagrece rapidamente”, dizem os nutrólogos!
O que eu não sabia e aprendi hoje é que a Doença Celíaca é uma doença séria e que precisa ser tratada. Trouxe um resumo da matéria para compartilhar com vocês.


 A intolerância permanente ao glúten, a Doença Celíaca, pode surgir em qualquer idade. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação.
Todo Celíaco tende a ter um aumento do peso corporal, e desta forma deve ter uma dieta equilibrada. Para tanto, deve diminuir a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes, tornando sua alimentação mais adequada e saudável.

O que é Glúten?
É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (subproduto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.

Quais os sintomas mais comuns?
Na faixa pediátrica, ao introduzirmos alimentação à base de sopinhas de macarrão e sopinhas industrializadas com cereais proibidos o bebê tem diarreia crônica, desnutrição com déficit do crescimento, emagrecimento e falta de apetite, distensão abdominal (barriga inchada), vômitos, dor abdominal, apatia, e, nos casos mais graves, desnutrição aguda que pode levar o paciente à morte na falta de diagnóstico e tratamento.
Quando a doença surge mais tarde, apresenta alterações gastrintestinais, anemia resistente a ferroterapia, irritabilidade, fadiga, baixo ganho de peso e estatura, prisão de ventre, constipação intestinal crônica, manchas e alteração do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa.
A gente tem que ficar atento, né?

Como estão de feriado? Vi na TV que no RS está chovendo a cântaros! Por aqui está pra quem veio aproveitar a praia! Eu estou aproveitando e botando o bronzeado em dia! Amanhã estreio um dos vestidos que comprei em setembro! Vou começar pelo floral que está a cara da primavera!
Ontem fui na costureira apanhar as blusas da minha mãe e além das que eu pedi ela fez outras para expor na lojinha... Lojinha? Onde? Aqui pertinho, no Mercadão das Roupas! Não posso crer... Não tive dúvida e, ao invés de trazer as blusas, hoje levei minha mãe na lojinha pra escolher os estampados no gosto dela! A tal lojinha é de enlouquecer! Tem de tudo! Já comprei um macaquinho muito fofo para a passagem do ano! E o arrependimento de ter comprado tantos vestidos? Ela tem uns lindos e com preço muito bom! E até minha mãe, que não queria roupa nova porque “é velha” (lembra que eu contei?), se animou, escolheu 4 blusas, uma saia e um vestido! A saia e o vestido ela vai fazer sob medida (ainda tem isso, ela faz sob medida pelo mesmo preço da peça na lojinha!) e só vamos pegar no final do mês. Mas a saia ela quis preta e o vestido ela já escolheu o estampado!

Desde ontem estou numa rotina cansativa... caminhada seguida de praia pela manhã e no final da tarde piscina! Que vida dura! rs... rs... rs... Não vou alardear muito não porque amanhã ainda quero aproveitar e tenho que estrear o vestido!


5 comentários:

Jô Turquezza disse...

Eita vidinha mansa rsrsrsr
Aproveita amiga. Adoro escolher roupas, "futucar" lojinhas .... sempre tem alguma belezura, né?
Bom domingo e aproveite a estréia do vestido.
Beijos.

chica disse...

Tetê essa doença é chatinha mesmo! E tua rotina, demais de CANSATIVA e enfadonha,es Aqui a chuva foi ontem,Hoje tivemos lindo dia de sol, fresquinho, mas bem bom!

beijos,lindo domingo e tuuuudo de bom!chica

Verena disse...

Interessante postagem Tetê
Quanto a sua vidinha, está realmente muito cansativa...rs
Hoje amanheceu chovendo por aqui
Nada de praia...snif
Tenha um alegre domingo e uma bonita
nova semana
Beijinhos mil de
Verena e Bichinhos

MARY AM disse...

OI,TETÊ ! TUDO BEM?
Não sabia que a doença Celíaca poderia aparecer em adultos!
Sua mãe deve ter ficado muito feliz com as roupas novas! Apesar dela dizer que "não precisa", é muito bom fazer umas comprinhas!!!rss...
Aqui no Rio o tempo começou a fechar no Sábado e Domingo choveu bastante!!!
Pior quem viajou pra Região dos lagos e enfrentou engarrafamento de quase 6 horas!!!( Minha filha foi uma delas!) Por isso que prefiro não viajar!!!Rss...
Uma Linda Semana pra VC!
Bjinhossss, MARY.

Ane disse...

Menina,aqui nada de chuva,é sol de rachar!Deu pra aproveitar o sabado e domingo na piscina e até andar de bugre nas dunas,pensa que é só vc que tem vida boa?(risos)Tem gente que faz niver este mês,quem será?Bjocas!